Livro fala da genética no futuro

Foi lançado na sexta-feira, em Curitiba, o livro Biotecnologia e Bioética. Segundo o autor, Antônio Moser, a obra trata das descobertas no campo da genética e ressalta que são elas que vão decidir o futuro da vida. No entanto, todo esse conhecimento está sendo controlado por pequenos grupos, que têm como um dos principais objetivos a lucratividade. Para ele, a sociedade deveria estar mais envolvida nesse processo já que vai ser profundamente afetada por ele.

Moser acompanha o desenvolvimento da biotecnologia desde o seu surgimento, há 30 anos. Em sua avaliação, as pesquisas não estão sendo conduzidas para melhorar a vida. Elas estão impregnadas de imediatismo, que visam o lucro. Um exemplo é a soja transgênica, que já representa dois terços do que é produzido. No entanto, Moser afirma que ainda não existem estudos conclusivos para saber se ela vai trazer conseqüências posteriores para os homens e animais que dela se alimentam. Outro problema está no fato de que se está caminhando para uma padronização. “No caso da soja, a diversidade de sementes corre o risco de desaparecer”, comenta.

As pesquisas, porém, podem trazer uma série de benefícios. Entre eles, acabar com a fome e a miséria. Elas também podem ser a esperança para a cura de várias doenças genéticas, através do uso de células-tronco. Essas células se encontram no cordão umbilical, medula óssea e uma pequena parte espalhada pelo corpo. Mas os cientistas têm produzido embriões para retirar o material e depois jogam o restante fora. O método é mais rápido e econômico. “Isso é errado. A Igreja já considera o embrião uma vida. O problema não está na pesquisa, mas na forma como é conduzida”, fala. (Elizangela Wroniski)

Serviço: O livro Biotecnologia e Bioética tem 450 páginas e custa R$ 45. É encontrado na Editora Vozes, em Curitiba.

Voltar ao topo