Livro esclarece dúvidas sobre reposição hormonal

“A reposição hormonal está sendo motivo de muita discussão entre médicos, pacientes e fabricantes de medicamentos”. Quem afirma é o médico Lair Ribeiro, que lançou ontem, em Curitiba, o livro A Verdade Sobre Reposição Hormonal, escrito em conjunto com os doutores Maria Lúcia Nogueira da Silva e Roberto César Leite. O livro procura esclarecer a confusão criada em torno do assunto.

De acordo com o médico, no livro estão explicados um dos pontos mais polêmicos da questão: os problemas de saúde causados pela reposição. “A reposição realizada sem cuidado e acompanhamento de um médico pode futuramente, trazer complicações e até mesmo causar a morte: como por exemplo infarto do miocárdio, derrame cerebral, trombose e câncer de mama, de ovário e de útero”, afirma Lair Ribeiro.

“A reposição hormonal acontece há vinte anos, mas ninguém tinha conhecimento dos problemas. E, mesmo agora, com tudo sendo divulgado, as mulheres querem resolver os seus problemas de imediato (falta de desejo sexual, menopausa, entre outros), e acabam tendo complicações de saúde no futuro. E o número de mulheres que faz a reposição é grande. No livro nós procuramos deixar tudo claro para as pacientes e médicos, explicando como realmente funciona todo o processo”, diz.

Voltar ao topo