Litoral terá queima de fogos na virada

Mesmo sem a participação das prefeituras de Guaratuba e Matinhos, turistas e moradores do litoral paranaense não ficarão sem a tradicional queima de fogos da virada do ano.

Em Guaratuba, a festa será organizada pela prefeita eleita Evani Justus (PMDB) e em Matinhos, pelo também eleito Eduardo Dalmora (PDT) – tudo com recursos próprios e por meio de parcerias. Em Pontal do Paraná, a prefeitura ficou responsável pela festa. Nas três cidades são esperados mais de um milhão de espectadores.

Em Guaratuba, a festa de Réveillon será no Morro do Cristo e terá a queima de 5,8 mil bombas coloridas, trio elétrico e participação de escolas de samba locais. “A queima vai durar 14 minutos. Vamos fechar a Avenida Atlântica às 13h (de hoje) para que todos possam se acomodar e dar as boas vindas ao novo ano. Estimamos que 600 mil pessoas passem o Réveillon em Guaratuba”, calcula a nova prefeita que, para realizar a festa, contou com o apoio do presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (DEM), e de comerciantes de Guaratuba.

A família de Francisco Alves Ferreira, de Curitiba, decidiu passar o Réveillon na cidade. “Guaratuba é uma das melhores praias do Paraná para se passar a virada do ano. Viemos com a família inteira para entrar em 2009 com o pé direito. Estamos todos preparados para a festa”, diz o pai.

Enquanto muitos festejam com a família, a estudante Vânia Vidal, de Curitiba, preferiu passar o Réveillon acompanhada de amigos. “É a primeira vez que festejo o ano novo em Guaratuba. Todos que passam aqui dizem que a festa é realmente boa. Além da queima de fogos, temos várias opções para sair e festejar ainda mais”, comemora.

Ciciro Back
Em Guaratuba serão 14 minutos de queima de fogos no Morro do Cristo.

Em Matinhos, a queima de fogos acontecerá em três pontos da Avenida Atlântica. “Começaremos com os fogos de artifício e um trio elétrico no final da avenida. Outra queima acontecerá na esquina com a Rua Londrina e, por último, em Caiobá, simultaneamente. Nos três casos, a duração dos fogos será de 15 minutos. Calculo que 150 mil pessoas estarão em Matinhos para o Réveillon”, contabiliza Dalmora.

Por conta das festividades, o tráfego de veículos na Avenida Atlântica ficará bloqueado das 6h de hoje até 0h de domingo entre as ruas Manoel Paranhos e Londrina.

Em Pontal do Paraná, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estima que 500 mil pessoas passem a virada do ano. De acordo com a organizadora da festa, Francisca Kaminski, serão 20 minutos de queima de fogos em cinco pontos da cidade. “A queima acontecerá em Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. Cada balneário terá quatro minutos de show”, adianta.