Vara Federal

Quem será o substituto de Sérgio Moro? A lista tem 11 pretendentes

Concurso para ocupar a vaga do hoje Ministro da justiça, Sérgio Moro, tem 11 pretendente. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Concurso para ocupar a vaga do hoje Ministro da justiça, Sérgio Moro, tem 11 pretendente. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Lançado no início do mês, o concurso para ocupar a vaga de juiz federal que pertencia a Sergio Moro já tem, pelo menos, 11 candidatos. A Gazeta do Povo teve acesso exclusivo, nesta segunda-feira (14), à lista de candidatos ao cargo de juiz titular da 13.ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná.

A relação de candidatos ainda pode aumentar. O edital foi oficialmente publicado pela Justiça Federal no dia 10 de janeiro e serão aceitas inscrições até 21 de janeiro. Em tese, podem se candidatar à vaga de Moro qualquer um dos pouco mais de 200 juízes federais que atuam no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados sob responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).

Também há prazo para desistência de candidatura: dia 24 de janeiro. Em princípio, portanto, o juiz que vai substituir Moro em definitivo na Lava Jato será conhecido no dia 25. O novo juiz da operação será responsável por 25 ações decorrentes da investigação.

Desde que Moro aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça, a juíza substituta Gabriela Hardt vem conduzindo interinamente os processos da Lava Jato na 13.ª Vara Federal. Ela inclusive colheu o depoimento do ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia.

Se as inscrições se encerrassem fosse hoje, quem ficaria com a vaga de Moro?

A seleção interna para o concurso de juiz federal é feita pelo critério de antiguidade, ou seja, com base no tempo de atuação como juiz titular e como juiz substituto. Se utilizada a classificação de antiguidade, a colocação dos candidatos que a Gazeta do Povo teve acesso nesta segunda-feira (14) provavelmente seria a seguinte:

1 – Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, da 1.ª Turma Recursal de Santa Catarina.

2 – Luciana Dias Bauer, da 17.ª Vara Federal de Curitiba (PR).

3 – Marcus Holz, da 3.ª Vara Federal de Curitiba (PR).

4 – Gustavo Schneider Alves, da 2.ª Vara Federal de Erechim (RS).

5 – Alexandre Moreira Gauté, da Vara Federal de Paranaguá (PR).

6 – Fabricio Bittencourt da Cruz, da 2.ª Vara Federal de Guarapuava (PR).

7 – Adriano Vitalino dos Santos, da 1.ª Vara Federal de Caçador (SC).

8 – Sandro Nunes Vieira, da 2.ª Vara Federal de Umuarama (PR).

9 – Leandro Cadenas Prado, da 1.ª Vara Federal de Telêmaco Borba (PR).

10 – Christiaan Allessandro Lopes de Oliveira, da 1.ª Vara Federal de Pitanga (PR).

11 – Gustavo Chies Cignachi, da 1.ª Vara Federal de Guaíra (PR).

É importante ressaltar que esta é uma lista de manifestação de interesse, e não significa que o primeiro colocado até o momento será, necessariamente, o vencedor do concurso para ocupar a vaga de Moro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Tudo que você precisa saber sobre o decreto que facilitou a posse de armas