Linha Verde ganha forma em mais três bairros

Pronta no trecho de quase cinco quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Hauer, a Linha Verde já está tomando forma definitiva também no entorno dos antigos bolsões de travessia nos bairros Fanny, Parolin e Prado Velho. As canaletas do ônibus já estão prontas em quase todo o trecho até o bairro Jardim Botânico. Nesta semana estão sendo colocadas as estações Marechal (embaixo do viaduto da Marechal Floriano) e Fanny (na interligação das ruas que compõem o binário Fanny) e os postes de iluminação e de semáforos. “O novo corredor de transporte da cidade já está trazendo benefícios para o desenvolvimento dos bairros”, diz o prefeito Beto Richa.

Em frente ao Colégio Medianeira, no Guabirotuba, a antiga via de acesso à escola cedeu lugar às obras de construção das novas pistas da Linha Verde e, um pouco mais à frente, no sentido Norte/Sul, já é visível a estruturação do binário PUC, que será formado pela avenida Senador Salgado Filho e rua Imaculada Conceição.

O bolsão da Salgado Filho, onde a travessia era feita por um recuo na pista, provocando congestionamentos e situações de risco para motoristas e pedestres, já desapareceu por completo. Por enquanto, a travessia é feita em mão dupla pela rua Imaculada Conceição numa situação que para muitos motoristas oferece maior segurança do que no antigo bolsão, mesmo em obras.

As obras, neste ponto, estão sendo feitas na adequação das pistas da Salgado Filho com a Linha Verde e na construção de uma nova ponte sobre o rio Belém. Quando esta etapa estiver pronta, a travessia, que já é feita em linha reta, passará a ser feita também em mão única pela Imaculada Conceição, do Prado Velho para o Guabirotuba; e pela Salgado Filho do Guabirotuba para o Prado Velho.

Também o paisagismo deste trecho já começou a ser feito com plantio de grama, árvores e flores entre os bairros Fanny e Hauer. No Fanny, a Prefeitura está pavimentando a rua Maria Moscardi Fanini, complementando o binário que já permite a travessia da Linha Verde em mão única também neste ponto.O binário Fanny é formado, a partir da rua Brigadeiro Franco no sentido Parolin/Hauer, pelas ruas Maria Moscardi Fanini, General Zenon Silva e Roberto Faria que atravessa a Linha Verde e se liga, no Hauer, à rua Oliveira Viana. O trânsito em mão única vai até a rua Julio César Ribeiro, que dá acesso direto ao binário Capão da Imbuia-Hauer.

O sentido inverso é feito da Julio César Ribeiro pela Professor João Soares Barcelos que atravessa a Linha Verde e se liga às ruas Antonio Bariquelo e Antonio Melilo, até a Maria Fanini, com acesso à Brigadeiro Franco. Com a pavimentação da Maria Fanini o trânsito, por enquanto, segue pela Wenceslau Braz.

Valdeir Galor/SMCS

No trecho entre os binários Fanny e PUC também estão sendo feitas as obras que vão completar o trinário da Marechal Floriano – sistema como o da Sete de Setembro, que tem uma avenida estrutural com canaletas e duas vias paralelas de mão única e sentido inverso. O trinário da Marechal, o único incompleto entre as estruturais da cidade, será formado pelas paralelas Anne Frank, já ampliada em 700 metros para atravessar a Linha Verde; e a rua Desembargador Westphalen, no Parolin, que está sendo ampliada para se ligar, no Hauer, à rua Tenente Francisco Ferreira de Souza.

Esta rua também foi ampliada em cerca de 300 metros e o novo trecho, entre os fundos do Shopping Cidade e a Linha Verde, já está na fase final de pavimentação e implantação de calçadas. Trechos das ruas que vã,o formar o prolongamento da Westphalen no Parolin – Dr. Pamphilo D’Assunção e Escritora Lourdes Strozzi estão pavimentados e em fase de implantação de calçadas.

A Linha Verde será o sexto corredor de transporte da cidade e está sendo construída pela Prefeitura, nesta primeira etapa, no trecho de 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico. Ela terá canaletas em concreto, três faixas de tráfego em cada sentido e faixas de tráfego, também de sentido único, de acesso aos bairros e comércio local. No trecho em obras a Linha Verde integra dez bairros – Pinheirinho, Xaxim, Capão Raso, Novo Mundo, Parolin, Hauer, Fanny, Prado Velho, Guabirotuba e Jardim Botânico.