Serviços de limpeza, manutenção e pequenas reformas nos túmulos dos cemitérios municipais de Curitiba – Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula – poderão ser feitos até a próxima terça-feira (28). Neste prazo, a Prefeitura de Curitiba também terá acabado os serviços de roçadas e limpeza das ruas internas dos cemitérios.

Para facilitar os preparativos das famílias para o dia de Finados, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deixará todos os acessos dos quatro cemitérios abertos, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Normalmente só permanecem abertos os acessos principais.

“O prazo estabelecido evitará atropelos, e também dará tempo a Prefeitura de preparar os cemitérios antes de Finados, 2 de novembro”, diz o diretor de Serviços Funerários, Walmor Trentini.

Antes de qualquer intervenção nos túmulos, é bom consultar a administração dos cemitérios onde os serviços serão feitos. Pinturas e pequenas reformas só podem ser feitas com autorização prévia do Departamento de Serviços Funerários. Nestes casos, basta apresentar o título de concessão do lote junto com um documento que comprove o parentesco com o falecido. Terceiros devem ter autorização formal da família.

Segundo Trentini, a autorização da Prefeitura só vale para reformas simples. “Construções ou obras maiores demandam um processo mais demorado e complexo, portanto, devem ser solicitados com antecedência e fora da época de Finados”, diz.

Nesta semana as equipes de roçada estão trabalhando no cemitério Santa Cândida. Na seqüência, serão feitos serviços de roçada e limpeza nos cemitérios Boqueirão e São Francisco de Paula (Municipal). O Cemitério Água Verde foi limpo recentemente.

Quem for aos cemitérios no Dia de Finados e tiver dificuldade de localizar sepulturas, deve procurar ajuda na administração. É necessário que as informações como nome e data do óbito sejam repassadas corretamente. No dia, toda a equipe do Serviço Funerário Municipal estará de plantão para atender a população.