Limpeza da Rua XV reúne 150 voluntários

Pelo quarto ano consecutivo, o calçadão da Rua XV de Novembro, tradicional ponto de comércio e cartão-postal de Curitiba, recebeu um “tratamento de beleza” pelas mãos de aproximadamente 150 voluntários de empresas que prestam serviços de limpeza.

A iniciativa é uma promoção da Associação Comercial do Paraná (ACP), Fundação Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac) e pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco).

O objetivo é deixar o calçadão, que se inicia na Rua Presidente Faria e termina na Praça Osório, limpo para as festas de Natal. O serviço começou às 23h de ontem e terminou hoje pela manhã.

Para a coordenadora operacional do Centro Vivo, programa de revitalização ligado a ACP, Iroclê Wykrota, o trabalho não significa apenas a limpeza da Rua XV. Ela acredita que o serviço serve como uma mensagem para todas as pessoas em manter toda a cidade limpa.

“A XV tem um fluxo diário de cerca de 140 mil transeuntes por dia. Ela foi escolhida para esse trabalho devido a sua importância para o município. Manter a cidade limpa é um dever do cidadão”, afirma.

Além dos 150 voluntários, foram utilizados também dez caminhões pipa, 150 mil litros de água não-potável, mil litros de detergente biodegradável, vassouras e enceradeiras.

A operação de limpeza abrangeu seis quadras, o equivalente a 18 mil metros quadrados. Os trabalhos contaram ainda com a participação do Resgate Social da Fundação de Ação Social (FAS), Guarda Municipal e Polícia Militar.