Liga do Bem integra ações antidrogas em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba lançou na última segunda-feira um ambicioso projeto de combate às drogas. O “Movimento Liga do Bem” pretende reunir os governos municipal e estadual, os poderes Legislativo e Judiciário, as forças de segurança, o setor privado e a sociedade organizada para trabalhar na prevenção e combate ao uso e tráfico de entorpecentes.

Segundo a prefeitura, a “Liga do Bem” vai fortalecer ações permanentes da cidade na área, como as atividades educativas do programa Adolescente Saudável e os cuidados aos pacientes dos centros de Assistência Psicossocial (CAPS), o acolhimento feito pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os projetos da Guarda Municipal e as iniciativas da Secretaria Municipal Antidrogas. “Todas as secretarias municipais estão juntas neste programa. Vamos intensificar e melhorar o que já existe, aumentando o número de atendimentos e criando novos projetos”, diz Hamilton Klein, secretário municipal Antidrogas.

Na repressão ao tráfico, estarão incluídas as ações de combate às drogas coordenadas pelas forças de segurança do município e do Estado em parcerias já existentes, como na implantação das Unidades do Paraná Seguro (UPS). O programa prevê ainda a criação do Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas e Reinserção Social de Usuários e Familiares e comitês com o mesmo propósito em cada uma das Regionais da cidade. A prefeitura também promete investir também na qualificação profissional de servidores.

O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Cristoph Surjus, anunciou que Curitiba está entre as cidades prioritárias para integrar o programa nacional de combate ao crack, ao lado de Recife, Maceió, Rio de Janeiro e Campinas.

Voltar ao topo