Líderes públicos reúnem-se em Foz nesta quarta e quinta-feira

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, vereadores e representantes das associações de municípios de todo o Estado participam nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, em Foz do Iguaçu, do 2º Encontro Estadual do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos – Edição 2007/2008. O Encontro Estadual acontece no Rafain Palace Hotel. O jantar de abertura oficial será na quarta, a partir das 20 horas. Representantes e autoridades do Governo do Estado, do Sebrae no Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação dos Municípios do Paraná (Femupar) já confirmaram presença. O 2º Encontro Estadual encerra as atividades do Programa em 2007.

A programação do Encontro Estadual é intensa. São minicursos e palestras com temas de interesse dos municípios paranaenses. Os quatro minicursos ocorrem simultaneamente e vão das 14h30 às 17h30 de quarta-feira. O consultor em Marketing, Luiz Inácio de Melo, comandará o minicurso "Marketing de Cidades", com orientações sobre como promover as potencialidades dos municípios. O economista João Afonso Germano Filho é o responsável pelo minicurso "A hora da verdade: planejando os próximos 365 dias". O minicurso é focado em planejamento, avaliação, planejamento estratégico, definição de prioridades, mobilização para resultados desejados e redefinição e motivação de equipes.

O professor Heinz Arthur Schurt, especialista em dinâmica de grupo e em qualidade e produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrará o minicurso "Motivação para Atitudes e Resultados". A idéia do minicurso é discutir com os líderes públicos o potencial de negócios para os municípios paranaenses, oportunidades de negócios e estratégias para o desenvolvimento local. O minicurso "Estratégia de vida: público x privado", com o consultor Jerônimo Mendes, tem como objetivo orientar os agentes públicos sobre como administrar bem o município sem desestruturar a vida particular e familiar do líder e suas relações pessoais.

O diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto; e o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri, abrem os trabalhos do Encontro Estadual do Programa Líderes Públicos, na quinta-feira pela manhã, das 8h30 às 9h15. Logo após, das 9h15 às 10h15, está programada a palestra "Estadista ou populista: a escolha é sua", com o vice-governador do Paraná Orlando Pessuti. Das 10h15 às 11h15, a palestra "Administrando com sucesso: o prefeito empreendedor", com o prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edson Edinho Coelho Araujo. Das 11h30 às 12h30, uma palestra com Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério do Planejamento.

Na parte da tarde, os prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, vereadores e representantes das associações de municípios acompanham mais duas palestras e um painel. A palestra "Brasil: desafios atuais e futuros", com o jornalista Paulo Henrique Amorim, vai das 14 horas às 16h30. A palestra "O discurso e a prática: preparando a jornada", com o consultor Amauri Krozarioli, vai das 15h30 às 16h30. Krozarioli também será o moderador do painel "Organizando as contas", elaborado pela Ouvidoria do Estado e Procuradoria do Paraná e  programado das 16h30 às 17h20. O encerramento do Encontro Estadual será feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Líderes Públicos

O Programa Líderes Públicos está em sua quarta edição. Desde o 1º Encontro Estadual realizado também em Foz do Iguaçu, em agosto deste ano, já foram realizados encontros regionais, em Pitanga, Castro, Curitiba, Jacarezinho e Maringá. O Programa tem como objetivo estimular e preparar os gestores públicos para atuarem como estrategistas e articuladores, com capacitações voltadas para a implementação de políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável local e regional, contribuindo para a melhoria dos indicadores socioeconômicos do Estado.

"As micro e pequenas empresas são peças-chave para o desenvolvimento dos municípios, porque são geradoras de renda e empregos. Os agentes públicos  têm nos empresários de micro e pequenas empresas parceiros ideais para o fortalecimento regional", afirma o gestor do Programa e consultor do Sebrae, Eduardo Prugner. "O Líderes Públicos auxilia os gestores na utilização de ferramentas gerenciais, como planejamentos estratégicos e planos diretores municipais, além de ações que promovam a geração de emprego e renda, a alfabetização e o desenvolvimento sustentável das pequenas empresas" , explica o gestor. 

O Líderes Públicos é uma parceria entre o Sebrae, governo do Paraná, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Federação das Associações de Municípios do Paraná (Femupar).  A execução do Programa é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e Serviço Social Autônomo Paranacidade. O Encontro Estadual acontece em Foz do Iguaçu a partir do meio-dia, na quarta-feira. E na quinta, das 8h30 às 17h30, no Rafain Palace Hotel – Avenida Olímpio Rafagnin, 2.357 – ao lado da BR 277.

Durante o Encontro, o Sebrae vai disponibilizar consultores para esclarecer junto aos prefeitos dois temas: a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, cujo prazo para implantação de legislações municipais termina no dia próximo dia 13, e o Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae aos administradores públicos que tenham implantado projetos com resultados mensuráveis de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, contribuindo assim para o crescimento econômico e social de seus municípios.

Voltar ao topo