Repercussão

Líderes de escolas ocupadas pedem que governo aguarde resultado de assembleias

Foto: Antônio More.

Após o assassinato de um estudante de 16 anos na Escola Estadual Santa Felicidade, em Curitiba, segunda-feira (24), os líderes do Movimento Ocupa Paraná pedem ao governo estadual para que aguarde a assembleia dos alunos para tentar chegar a um consenso sobre a reabertura das escolas e o retorno à aulas. Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (25), o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Matheus dos Santos, confirmou a data da assembleia dos alunos das 850 escolas ocupadas para as 8 horas desta quarta-feira (26) – o local não foi revelado.

“Acreditamos que o governo do estado deva aguardar o resultado da nossa assembleia e acate as pautas que serão levantadas para que possamos dar fim a este impasse”, afirma a Upes, em nota lida por Santos.

O presidente da Upes afirma que a tentativa do governo em usar o assassinato para tentar desarticular as ocupações é perseguição. “A partir da hora em que há um réu confesso, não tem mais discussão [sobre uma possível culpa do movimento na morte]”, afirma Santos. “O motivo do crime não está ligado à ocupação. Não há porque nos culpar. Essa é uma manobra para desarticular o nosso movimento, que é pacífico”, enfatiza o vice-presidente da Upes, Marcelo Miranda.

Segurança

Antes do pronunciamento na Upes, representantes do Ocupa Paraná expuseram em reunião com o procurador-geral de Justiça Ivonei Sfoggia a preocupação de que com o assassinato no Colégio Santa Felicidade os ânimos se acirrem entre os estudantes pró e contra as ocupações. “Cobramos o Ministério Público e a Defensoria Pública para que deem garantias de segurança aos estudantes que estão nas escolas ocupadas”, explica Santos.

Na nota lida na Upes, o movimento repudia as incitações de violência contra os alunos das escolas ocupadas. Inclusive por parte do governo. “ Tais atitudes não contribuem em nada para a resolução do conflito”, reforça a nota.

Por outro lado, os líderes do Ocupa Paraná prometem que vão reforçar as orientações aos estudantes sobre as regras das ocupações, que proíbem a entrada nas escolas de bebidas alcoólicas, drogas, armas, entre outras coisas.De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a morte do adolescente em Santa Felicidade teria acontecido em uma desavença entre dois estudantes que teriam consumido drogas sintéticas no interior na escola. O adolescente acusado de ser o autor do crime foi apreendido ainda segunda-feira.