Documentação em dia

Licenciamento 2020 já pode ser emitido pela internet: boleto não vai pelos Correios

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu neste sábado (1.º) o calendário de pagamento do licenciamento anual de veículos 2020. O pagamento, como acontece todos os anos, será feito de acordo com o número final das placas. Neste ano, os proprietários dos veículos não receberão o boleto de arrecadação em casa pelos Correios. 

A guia de recolhimento deve ser emitida diretamente no site do Detran-PR. O valor é de R$ 86,50 para todos os veículos. Já a retirada das demais guias, como para veículos de frota ou escolares, pode ser feita no link da página inicial do site do órgão. É preciso clicar no menu “Veículo”. Em todos os casos, é necessário preencher o número do Renavan.

O pagamento do licenciamento pode ser feito nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking do Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.

LEIA MAIS – IPVA 2020 atrasado? Saiba como fazer o parcelamento da dívida

Os carros com placas finais 1 e 2 devem ter o imposto quitado em agosto; para placas com fim 3, 4 e 5, o vencimento ocorre em setembro; já os veículos com placas final 6, 7 e 8, o prazo termina em outubro, placas com final 9 e 0 deverão realizar o pagamento em novembro.

O Detran-PR pede que os proprietários dos veículos realizem o pagamento dentro do prazo. “É importante que o cidadão evite circular com o veículo de forma irregular, o que pode acarretar em infração de trânsito”, explica o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

Certificado digital

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo não será mais emitido em papel-moeda. O documento estará disponível apenas em versão digital e pode ser emitido pelo portal do Detran em formato PDF e impresso em qualquer impressora comum.

VEJA MAIS – Carros apreendidos no PR não pagarão taxa de estadia durante pandemia

Também será possível emitir o certificado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O certificado de licenciamento poderá ser emitido três dias após a quitação de débitos do veículo.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?