Transporte coletivo

Lei pode obrigar pontos a ter os horários de ônibus em Curitiba

Na sessão plenária desta terça-feira (9), a Câmara de Curitiba aprovou, em segundo turno, o substitutivo geral ao projeto que obriga a prefeitura a divulgar o horário das linhas de ônibus em terminais, estações e pontos de parada. De autoria de Bruno Pessuti (PSC) e Jonny Stica (PT), a matéria recebeu 25 votos favoráveis, unanimidade em plenário. A votação em primeiro turno aconteceu na última quarta-feira (3).

A proposição sobrepõe o substitutivo geral anterior que havia sido protocolado pelos autores em março deste ano. Conforme o novo texto, a veiculação dos horários de parada das linhas, na forma impressa ou eletrônica, só será feita após a análise da Urbs (Urbanização de Curitiba) – órgão gestor do transporte. 

A divulgação digital será feita em painéis, aplicativos ou formatos similares. Tanto a veiculação impressa, quanto a eletrônica, deverão respeitar a legislação municipal sobre publicidade. “A mudança foi necessária para adequar a norma proposta às práticas já realizadas pela Urbs. Com as adequações, a empresa poderá ampliar e implementar a divulgação de forma a atingir o público usuário sem criar e nem elevar os custos”, explica a justificativa do substitutivo.

Segundo Bruno Pessuti, a proposta representa um avanço para a cidade, quando se trata da mobilidade urbana. “Vai fazer com que os usuários voltem a usar o transporte coletivo”. A iniciativa recebeu as manifestações favoráveis de Pedro Paulo, líder da maioria na Casa; e de Jorge Bernardi, líder do PDT.

Com sua aprovação, o projeto de lei segue para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet. Sendo sancionada, a lei entra em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial do Municipal (DOM).

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna