Lei estadual prevê ações para viagem com mais segurança

A partir de hoje, todos os ônibus intermunicipais estão obrigados a informar aos passageiros sobre a localização e operação das saídas de emergência dos veículos e como proceder em casos de acidentes. Além disso, estão proibidos de permitir o consumo de cigarro e de qualquer outro tipo de fumo durante a viagem e ainda reforçar a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. A determinação, baseada em lei estadual, é que todas as informações devem ser transmitidas antes da partida.

As orientações serão dadas oralmente pelo motorista, que pode ser auxiliado ou substituído por meios audiovisuais. A resolução recomenda, ainda, uso de folhetos contendo as informações e desenhos esquemáticos do veículo. Desde a sanção do governador Roberto Requião, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela regulamentação do transporte intermunicipal, vem trabalhando com as empresas para que se adaptem às novas exigências.

?Foram cerca de 90 dias para que as empresas pudessem se adequar às novas regras e dar mais segurança aos seus passageiros?, explica o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

Voltar ao topo