Pouco efeito prático

Lei da xepa da vacina é aprovada na Assembleia; veja o que deve mudar no PR

Vacinação contra a covid-19. Ricardo Marajó/SMCS

O Paraná deverá ter uma lei estadual sobre a distribuição de doses remanescentes de vacinas no final de um dia de imunização, a xepa da vacina, assim que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionar o projeto de lei aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. A proposta, no entanto, da forma como foi aprovada, pouco muda o que já vem sendo praticado no caso de sobra de vacinas nos frascos desde o início da vacinação no estado, em janeiro.

LEIA TAMBÉM:

> Curitiba vacina contra a covid-19 nesta terça-feira nascidos no 1º semestre de 1995

Custo de vida cada vez mais caro esvazia o bolso do curitibano. Como sobreviver assim?

> Governador sanciona lei que garante desvio das linhas férreas que cortam Curitiba

Os deputados aprovaram um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao projeto original, apresentado pelos deputado  Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT). O substitutivo enxugou o texto, estabelecendo que as doses remanescentes devam ser destinadas ao público prioritário e, posteriormente, ao público geral de acordo com o cronograma de cada município, seguindo a ordem de faixa etária estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização. O substitutivo delega ao Poder Executivo a prerrogativa de regulamentar a lei, criando regras para o cumprimento da norma.

No projeto original, era prevista a criação de um cadastro prévio com cidadãos aptos a receber as doses remanescentes das vacinas, que ficaria vinculado a cada Unidade de Saúde para que convocasse essas pessoas em caso de sobra de vacinas nos frascos após um dia de vacinação.

Quer saber como Curitiba e outras cidades já vêm lidando com as doses remanescentes? Leia a matéria completa na coluna do jornalista Roger Pereira.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro