Acidente

Laudo aponta que caminhão invadiu pista e causou tragédia com 21 mortos no Paraná

Após 10 dias de investigações, a Polícia Científica do Paraná divulgou hoje o laudo referente ao acidente envolvendo um caminhão bi-trem, carregado com leite, um ônibus com pacientes da cidade de Altônia e uma Parati na PR-323, que resultou em 21 mortos.

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

Segundo o perito criminal Claudio Luiz Mangini, responsável pela ocorrência, o caminhão invadiu a pista contrária e ocasionou o acidente. “Analisando os veículos, a situação da pista e os materiais coletados no local, podemos concluir que o ônibus que trafegava sentido Guaíra-Umuarama tentou desviar pela esquerda em uma manobra de fuga. Ao mesmo tempo, o condutor do bi-trem realizou outra manobra para sua direita e os veículos colidiram”, explica.

Além disso, ele afirma que não foram encontradas marcas de pneus na pista. “Então, o acidente se tornou ainda mais grave, pois não houve tempo de reduzir a velocidade”.
Para piorar a situação, o perito garante que o ônibus continuou em movimento empurrando e girando o caminhão, o que ainda teria danificado o tanque de combustível e iniciado o incêndio.

Ao todo, 21 pessoas perderam a vida no acidente e o Instituto Médico Legal deve divulgar o laudo referente às vítimas nesta sexta-feira, dia 11.

Foto: Divulgação/Guarda Civil de Altônia
Foto: Divulgação/Guarda Civil de Altônia

Vídeo

Veja a entrevista com o diretor-geral da polícia científica do Paraná, Hemerson Bertassoni Alves: