enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Lançada a licitação da Linha Verde Norte

  • Por Smcs, Cmc

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lançou ontem o edital de licitação para o primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte. A exemplo da Linha Verde Sul, a antiga BR-116, do Jardim Botânico ao Atuba, será transformada em uma moderna avenida e corredor de transporte.

“Em breve os bairros desta região terão os benefícios que já são realidade na Linha Verde Sul”, disse Luciano Ducci. A obra será financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pela prefeitura da capital.

A licitação internacional vai escolher a empresa que fará as obras do primeiro trecho, da passarela do Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m.

O valor máximo desta licitação é de R$ 51.902.093,30. Participaram do lançamento do edital os vereadores João Cláudio Derosso, presidente da Câmara, Mario Celso, líder do governo, Jair Cézar, Tico Kuzma e João do Suco.

A licitação para as obras em Curitiba será a primeira a ser financiada pela AFD, em todo o Brasil. A escolha de Curitiba para começar a financiar obras e projetos no País foi uma decisão da Agência, que está no Brasil oficialmente, desde 2009.

No início de maio, foram concluídas as negociações entre o município, governo federal e a AFD, e a prefeitura foi autorizada a iniciar as licitações dos projetos que compõem o financiamento.

As obras do financiamento na Linha Verde Norte devem começar até o final deste ano. O edital de licitação estará disponível no site da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br), em Secretaria de Obras.

A primeira licitação do financiamento da AFD para a Linha Verde levará obras a seis dos 11 bairros por onde a Linha Verde Norte passará – Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã.

Não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos. Além das obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais paralelas à canaleta (totalizando 10 pistas e mais duas faixas para o estacionamento de veículos nos dois sentidos), nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas), iluminação reforçada, ciclovia, calçada e paisagismo, estão incluídas nesta licitação as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e ampliação do viaduto da Avenida Affonso Camargo, com a construção da Estação Jardim Botânico sobre o viaduto.

Ao todo, o financiamento da AFD terá três licitações para as obras do trecho norte da Linha Verde e a expectativa da prefeitura de Curitiba é lançar em 2010 duas licitações. A próxima a ser publicada compreende o trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e o Atuba.

Os trabalhos na Linha Verde Norte serão executados ao longo de aproximadamente 8km, desde o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

5 Comentários em "Lançada a licitação da Linha Verde Norte"


Sanderson Fromohls
Sanderson Fromohls
8 anos 10 meses atrás

8 bilhoes só em semáforos

FURACÃO PRIMEIRA DIVISÃO o resto é resto
FURACÃO PRIMEIRA DIVISÃO o resto é resto
8 anos 10 meses atrás

Agora sim,com a trincheira da Gustavo Ratmann,a coisa vai melhorar,os imóveis vão valorizar,no B.Alto.

João Pedro
João Pedro
8 anos 10 meses atrás

Tomara que as obras terminem antes que alguem morra dentro de uma ambulancia a caminho do Hosp. Vita. nas horas de pico de movimento aquilo é um inferno !

Brenno Arcie
Brenno Arcie
8 anos 10 meses atrás

marcos.. pq a prefeitura ta poco se lixando para nos do NORTE
moro no b.alto a 20 anos ( completados em fevereiro ), a ** do viaduto do B.A levou qse 12 anos .. imagine esse “trexo” .. aff

Marcos Vamos Subir Coxa Aurelio
Marcos Vamos Subir Coxa Aurelio
8 anos 10 meses atrás

Pessoal do Bairro Alto continua sendo castigado com o grande fluxo de carros as 18 horas vergonha…. pq não dieto até o trevo do Atuba??????

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas