Lançada a Campanha da Fraternidade 2010

Foi lançada ontem, em Curitiba, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que tem como tema este ano “Economia e Vida” e como lema a frase “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Como acontece a cada cinco anos, em 2010 será repetida a experiência feita em 2000 e 2005, quando juntaram-se à campanha igrejas cristãs ligadas ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

De acordo com o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, o início da Campanha da Fraternidade é um momento importante para a sociedade.

“A Campanha e a Quaresma caminham juntas a partir de agora rumo à fraternidade e ao companheirismo, sobretudo nesse ano cujo tema é Economia e Vida. A economia deveria estar a serviço da vida, mas hoje o objetivo é apenas atrair lucros. Temos que pensar na vida e na forma de ajudar as pessoas. Com isso teríamos mais paz, serenidade e harmonia. Queremos criar esse espírito nas pessoas com a campanha, pois a economia deve estar a serviço da vida”, explica Vitti.

Para dom Naudal Gomes, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Campanha da Fraternidade Ecumênica demonstra que o espírito comunitário não tem limites.

“Trata-se de um tema muito significativo e importante para a comunidade cristã. Isso mostra que a intenção de ajudar vai muito além das paredes dos nossos templos”, disse.

O sinodal da Igreja de Confissão Luterana no Brasil, pastor Jorge Schiefer Decker, conta que “a campanha trará vários frutos, pois a igreja Luterana está muito à vontade e contente de poder participar desse evento. Tenho certeza de que vamos nos surpreender com a quantidade e qualidade das ações envolvendo o tema Economia e Vida. Trata-se de uma campanha rica em informação e que trará muito conteúdo para os nossos fiéis. A nossa expectativa é muito boa”, estima.

O bispo da Igreja Ucraniana Ortodoxa, dom Jeremias Ferens, espera que o resultado dessa confraternização entre as igrejas seja tão positivo quanto foi em 2005.

“Tivemos bons frutos em 2005 quando também participamos da campanha. Esse ano o tema é de suma importância para a sociedade. Ficamos muito contentes”, disse. “Trata-se de uma campanha de irmãos. Temos que nos colocar um ao lado do outro para ajudar os desfavorecidos. Esse é o espírito da campanha”, ressalta o pastor Gerson Jurg, da Igreja Evangélica Reformada.

Dentre as ações previstas para este ano estão uma conferência com o teólogo Jung Mo Sung, um seminário sobre o tema e um fórum social de economia solidária.