Saúde

Lacen-PR lança documentário sobre descoberta de superbactéria rara

O Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) lançou nesta sexta-feira (5) em Curitiba o documentário ‘A Saga do Phytobacter’, que retrata a descoberta de uma nova superbactéria rara e a correção de um erro de identificação em outra. A produção mostra os bastidores de uma investigação científica que está influenciando protocolos de diagnósticos no Brasil e no mundo.

O trabalho científico, coordenado pelo cientista Marcelo Pillonetto, teve início em 2013 durante um surto de sepse associado à Nutrição Parenteral Total (NPT) contaminada, que causou a morte de 15 bebês prematuros e adoeceu outros 65 no Brasil. Inicialmente, os testes indicaram a presença da bactéria Pantoea, mas inconsistências levaram a equipe do Lacen a investigar mais a fundo.

Após anos de análises, investimentos em tecnologia de ponta e cooperação com a Universidade de Zurique, em 2018 os pesquisadores confirmaram que se tratava na verdade do agente Phytobacter diazotrophicus. A inclusão dessa espécie em bancos de dados de equipamentos de última geração, como a Espectrometria de massa (MALDI-TOF), ocorreu apenas em 2023.

Paralelamente ao lançamento do documentário, o Lacen distribuiu amostras da superbactéria rara para cerca de 300 laboratórios em todo o país, em parceria com a empresa Controllab. Essa iniciativa visa fortalecer o enfrentamento à resistência antimicrobiana, permitindo que instituições atualizem seus bancos de dados e aprimorem métodos de identificação e diagnóstico de infecções graves.

O documentário estará disponível no YouTube na próxima semana, oferecendo ao público uma visão detalhada desse importante avanço científico na saúde pública brasileira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.