Foto: Ciciro Back

Metrô: suspenso.

continua após a publicidade

A Justiça negou o recurso interposto pela Procuradoria do Município de Curitiba para tentar reverter os efeitos da liminar que suspendeu a abertura de preços da licitação do projeto do metrô. Com isso, não há previsão de quando a concorrência pública terá continuidade.

A licitação foi suspensa depois que um dos consórcios concorrentes ao lote 1, desclassificado na primeira etapa do processo, obteve decisão favorável da Justiça à suspensão do processo.

A Procuradoria ainda tinha expectativas de realizar ontem a abertura dos envelopes, no aguardo de uma possível resposta positiva da Justiça. No entanto, como o agravo de instrumento que havia sido colocado pelos advogados da Prefeitura foi negado, a liminar obtida pelo consórcio SEP continua valendo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Procuradoria deve aguardar o julgamento do mérito da ação – uma vez que até o momento somente a liminar foi julgada – e, enquanto isso, estudar uma nova alternativa de recurso que tente viabilizar o andamento da licitação. O SEP entrou na Justiça porque acredita ter sido lesado ao ser desclassificado do processo de licitação. De acordo com o representante Jaime Waisman, o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) teria prejudicado o consórcio ao considerá-lo inapto na qualificação técnica antes da etapa que analisaria este tópico. Já o Ippuc afirma que a desclassificação aconteceu por falta de entrega de documentos. O juiz entendeu que seria válido suspender a licitação porque a desclassificação não teria observado o principio da isonomia entre os candidatos, no caso o SEP e o consórcio Novo Modal.

Linha Verde

continua após a publicidade

As obras para implantação de algumas das estações do transporte coletivo da Linha Verde já foram iniciadas. São elas as estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano, onde estão sendo feitas terraplenagem, aplicação de concreto e pavimentação de pistas de acesso. No trecho de 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico serão implantadas ainda as estações Avenida das Torres, PUC e UFPR. A Linha Verde permitirá a ampliação da rede de canaletas em 25%, passando de 72 quilômetros para 90 quilômetros.