Justiça garante novo prazo de inscrição a professores

O questionamento dos professores da rede estadual de ensino do Paraná a respeito do Processo de Seleção Simplificada (PSS) teve continuidade na Justiça. Nesta semana, a APP-Sindicato, que representa a categoria, conseguiu uma liminar que determina que a Secretaria Estadual de Educação (Seed) conceda um novo prazo para os candidatos que se sentiram prejudicados regularizem suas inscrições.

O sindicato ingressou com um mandado de segurança contra a Seed no dia 27 de janeiro para garantir que a classificação do PSS fosse revista. Os professores questionam a classificação, alegando que muitas pessoas que deveriam estar bem colocadas ficaram em posições ruins.

A decisão do Tribunal de Justiça determina também que a Seed divulgue uma nova classificação. Alguns professores relataram à reportagem do Paraná Online que candidatos que não possuem nem pós-graduação estariam em melhores colocações em relação aos professores que têm este tipo de curso.

Outros relatos deram conta de que há candidatos com menos tempo de trabalho no Estado em melhores posições no PSS do que outras pessoas que têm anos de carreira.

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, comentou que o sindicato tem como objetivo resolver a situação dos professores o mais rápido possível e garantiu que a categoria vai continuar atenta aos problemas. “Tivemos inúmeras denúncias de problemas. Com essa decisão, garantimos a revisão de todo esse percurso”.

Recurso

A Seed informou ontem, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que ainda não foi notificada da decisão da Justiça. Segundo a Seed, assim que a secretaria for informada formalmente da liminar irá recorrer da decisão.

A nota diz ainda que “durante o período de recursos, a Seed analisou cada um dos 8.365 pedidos impetrados por candidatos do PSS. O número representa 1,8% do total de 447.013 inscritos”.

A Seed informou também que a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), responsável pela programação e manutenção do sistema de inscrições, “identificou erros em apenas 14 inscrições, que foram corrigidos. O restante de recursos se referiam a erros de preenchimento por parte dos candidatos e reclamações referentes à classificação”.

Voltar ao topo