Justiça Federal realiza duas audiências na UEPG

Pela primeira vez na história do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Justiça Federal estará realizando audiências no espaço acadêmico. A iniciativa do juiz José Antônio Savaris, Juiz Diretor do Foro, da Circunscrição Judiciária de Ponta Grossa – Seção Judiciária do Paraná, acontece amanhã em duas audiências – às 9 e 10h – com abertura oficial às 8h30min, no grande auditório da Reitoria da UEPG, no Campus Central.

“A partir da abertura, o grande auditório deixa de fazer parte do espaço acadêmico e passa a ser um ambiente da Justiça Federal”, explica Gracia Maria Vassão Iezak, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica “Professor Jugurta Gonçalves de Oliveira”.

A coordenadora está atuando em conjunto com o Juiz José Antônio Savaris para a realização das audiências na UEPG. Segundo a professora Gracia, esta iniciativa atende os alunos do 4.º ano, da disciplina de Estágio de Prática Forense Civil I, que devem assistir e apresentar relatórios de audiências na Justiça Comum, do Trabalho, da Federal e do Juizado Especial Cível, entre outras atividades.

As duas audiências da Justiça Federal, que serão realizadas na UEPG, serão assistidas por mais de 200 alunos de Direito. Além dos estudantes da disciplina específica da universidade, a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica anuncia a participação dos estudantes de Direito do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e demais acadêmicos e professores de Direito interessados.

Atendendo aos carentes

Com 29 anos de atividades ininterruptas, o Núcleo de Prática Jurídica “Professor Jugurta Gonçalves de Oliveira” atende a população carente através do serviço de Assistência Jurídica, destinado às pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar advogados e pagar custas processuais. “Este espaço vem se consolidando como um dos mais importantes no processo de integração da universidade com a comunidade”, afirma Grácia. Ela destaca que os serviços prestados à comunidade através da assistência jurídica possibilita o acesso à Justiça e proporciona a igualdade jurídica, resgatando a cidadania perdida pelo empobrecimento material.

O Núcleo funciona nas dependências do prédio da antiga agência central do Banestado, na rua XV de Novembro, esquina com a Engenheiro Schamber. Criado em 1973, ele foi instalado no ano letivo de 1974, para o desenvolvimento da disciplina de Estágio de Prática Forense.

Voltar ao topo