Justiça chama quem não fez ligação de esgoto no litoral

Proprietários de imóveis no litoral que têm acesso à rede coletora de esgoto, mas ainda não regularizaram a situação, terão que se acertar com a Justiça. Hoje e amanhã donos de 236 imóveis tem audiências marcadas nos fóruns de Matinhos e Guaratuba.

Segundo informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Guaratuba a cobertura da rede de esgoto está chegando a 54% das moradias. Mas existe outro problema. Há pessoas que têm acesso à rede há mais de 10 anos e ainda não regularizaram a situação. Na cidade, cerca de mil residências se encontram nessa situação.

Em Matinhos, o mesmo problema. A rede coletora de esgoto atinge 42% da população, mas ainda há gente que não se adequou. Das 2,8 mil ligações que estavam irregulares antes da temporada, cerca de 40% estão na mesmo situação.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), junto com o IAP e outros órgãos, vem intensificando o trabalho de fiscalização. Em Matinhos, a audiência será realizada hoje com 110 proprietários. Amanhã, em Guaratuba, com outros 126. Eles terão que apresentar aos promotores as razões pelas quais ainda não atenderam as notificações e terão a oportunidade para regularizar a situação.

Paralelo a isso, outras ações estão sendo realizadas. Em Matinhos, por exemplo, os 251 hotéis, condomínios e pousadas fiscalizados e que estavam irregulares, se ligaram à rede. Além disso, até o dia de ontem, a Sanepar já havia lacrado 22 saídas de esgotos irregulares.

O reflexo do lançamento de esgoto nos rios e praias do litoral pode ser observado pelos boletins de balneabilidade divulgados pelo IAP. Nos dois últimos, mais da metade dos 46 pontos analisados estavam impróprios para banho. Mesmo assim, o órgão afirma que a situação vem melhorando devido às ligações que vem sendo feitas. Em 64% dos pontos monitorados nas praias de Matinhos, por exemplo, houve a redução do volume de contaminação. Os órgãos também orientam a população a não alugar casas durante a temporada que tenham problemas. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do litoral também fez uma campanha junto às imobiliárias, orientando os donos dos imóveis para regularizarem a situação.

Voltar ao topo