Junta invalida alteração contratual de bingo

A Junta Comercial do Paraná invalidou, por suspeita de corrupção de funcionários do órgão, a alteração contratual do Village Batel Empreendimento Ltda; na manhã de ontem, durante reunião do Conselho dos Vogais (órgão máximo de deliberação da Junta). A empresa Village é acusada de corromper funcionários e burlar o procedimento para conseguir a alteração de contrato que embasou o pedido de liminar apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região.

A decisão do TRF determinou a reabertura do bingo em Curitiba e poderia justificar o pedido de prisão de autoridades do governo do Paraná. A nulidade da alteração contratual do Village será publicada hoje em Diário Oficial. O presidente da Junta Comercial, Júlio Maito Filho, encaminhou à Secretaria da Segurança Pública do Paraná pedido formal para instauração de inquérito policial e ainda a designação de um delegado especial para investigar o caso. Maito Filho também pediu à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul a instauração de procedimento administrativo para investigar funcionários envolvidos no processo.

Segundo a Junta Comercial, no último dia 7, a empresa Village Batel entrou com processo para alterar o objeto social da empresa para “ramo de promoção de eventos artísticos, bingo permanente, com exploração por conta própria do ramo de administração de concursos e prognósticos e locação de jogos eletrônicos”. Em dúvida, o funcionário responsável por autorizar a alteração enviou o processo para a Procuradoria Regional da Junta Comercial do Paraná.

No dia 8, os advogados da Procuradoria da Junta decidiram pedir parecer sobre o assunto para a Procuradoria-Geral do Estado. Na sexta-feira passada (9), o chefe da Procuradoria da Junta Comercial, Luis Afonso Diz Cleto, soube que a empresa Village Batel Empreendimento Ltda. havia conseguido liminar, usando o contrato social já com as alterações que ainda esperavam para ser aprovadas pela Junta.

Os advogados descobriram que a empresa Village entrou com um pedido “clone”, na sexta-feira (9), às 12h54 e que foi aprovado e entregue à empresa por volta das 16h. De acordo com a Junta, o pedido “clone” não foi cadastrado no sistema comum, o que impediu que os advogados soubessem da sua existência. Na descrição do caso enviada para instauração de inquérito, consta que o processo percorreu todas as etapas de praxe com uma “velocidade surpreendente e suspeita??.

O delegado Miguel Stadler, do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), já instaurou inquérito e hoje vai ouvir três funcionários da Junta. O Nurce quer identificar todos os responsáveis pela aprovação do pedido “clone” que burlou o sistema da Junta Comercial do Paraná. “Até meados da semana que vem, já devemos ter os nomes dos principais envolvidos, inclusive de quem coordenou todo esse procedimento”, explica.

Voltar ao topo