Juízes pedem diálogo sobre Estrada do Colono

Os juízes de Direito da Comarca de Capanema (região Oeste), Marcio Geron, da Vara Criminal, e Roseana Ceschin Assumpção, da Vara Cível, estão empenhados em tentar abrir um diálogo político para resolver o impasse em relação à Estrada do Colono. No início da semana, eles enviaram um ofício ao deputado federal Fernando Gabeira, presidente da Comissão do Congresso Nacional, para estudar a violência no País, solicitando “estabelecimento imediato de negociação (…) para encontrar uma forma para a abertura do histórico caminho do colono, compatibilizando paz social e preservação natural.”

“A Estrada do Colono tem um fator de tensão há muitos anos, e a última invasão e desocupação foram mais violentas. Não podemos mais ver nossa população, que é do bem, lutando contra policiais federais que também são do bem”, explica o juiz Marcio Geron. Segundo ele, cerca de 22 pessoas da comunidade local ficaram feridas durante a desocupação da estrada há um mês. “Esse é um sintoma da falta de diálogo”, aponta.

Segundo o juiz, o pedido não é no sentido de manter a estrada fechada ou reabri-la. “Não queremos abertura ou o fechamento, mas que a população local dê a sua versão, exponha sua necessidade de abertura e outro lado fale por que a estrada tem que ficar fechada. O povo do Oeste e do Sudoeste tem que ser ouvido.”

O documento foi enviado ainda aos deputados federais da bancada paranaense, senadores, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, deputado federal Givaldo de Sá Gouveia, além do chefe da Casa Civil, secretário Caíto Quintana. “O próprio secretário já afirmou que o governo está aberto à negociação.”

Polêmica

A Estrada do Colono foi fechada pela primeira vez em 1986. De lá para cá o local foi cenário de vários conflitos entre moradores locais, que lutam pela reabertura, e a Polícia Federal e o Exército, que cumprem determinações judiciais. A estrada, com 17 km de extensão, liga as cidades de Serranópolis do Iguaçu e Capanema. Sem ela, a viagem entre uma cidade e outra aumenta em cerca de 190 km.

Voltar ao topo