Adsumus III

“Juízes do crime”, que julgam membros transgressores de organizações criminosas, são alvo da polícia

Imagem ilustrativa. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
Imagem ilustrativa. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Dezoito mandados judiciais contra integrantes de dois ‘conselheiros de disciplina’ do crime estão sendo cumpridos pela Polícia Civil do Paraná em Paranaguá, Litoral do Estado. A ação acontece no âmbito da operação Adsumus III.

Segundo a Polícia, este conselheiro de disciplina consiste em organizações criminosas que julgam e penalizam aqueles membros que transgridem as normas do grupo. Normalmente esta penalização é com a morte.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Os principais alvos da operação Adsumus III são suspeitos de dois homicídios, ocorridos no dia 17 de março, um do bairro Porto Seguro e outro na Vila dos Comércios, no município de Paranaguá, contra dois homens, um de 34 e outro de 41 anos.

A PCPR deflagrou as fases I e II da operação Adsumus no final do ano de 2018. A ações resultaram na prisão de 11 integrantes da mesma organização criminosa, que atuavam no bairro Porto dos Padres. O grupo era conhecido pela violência exacerbada com que praticavam os crimes.

As vítimas eram asfixiadas e tinham seus corpos esquartejados pelo grupo, com o intuito de “assinar” o crime e demonstrar que ele tinha sido realizado por membros da organização criminosa. De acordo com as investigações, o grupo praticou quatro homicídios só no ano de 2018.

Importante ressaltar que os alvos da Operação Adsumus III também são investigados por furtos praticados recentemente contra caminhoneiros, denominados como “vazadas”. Modalidade de crime em que um grupo criminoso abre o tombador do caminhão em áreas de desaceleração do veículo, atirando a carga em via pública. Com o apoio de adolescentes, os criminosos varrem o produto, ensacam e comercializam para receptadores.

“Presentes”

A operação foi batizada como “Adsumus”, pois esta é uma palavra com origem no latim, que significa “estamos presentes”. O termo vem do verbo adsum que quer dizer estar presente, estar aqui ou estamos juntos. É usado com a intenção de marcar presença e atenção constante, bem como demonstrar prontidão e confirmar que se está atento aos acontecimentos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Lotofácil 1799 sai para duas apostas no Paraná! Sortudos faturaram meio milhão cada!