Judeus comemoram chegada do ano 5.769

Judeus de todo o mundo começaram ontem as celebrações do Ano Novo Judaico, chamado de Rosh Hashanah. A chegada do ano 5.769 é celebrada nas sinagogas com comidas e danças típicas, seguindo por todo o dia de hoje com estudos da doutrina e um almoço especial nas famílias judaicas.

O Ano Novo Judaico iniciou ontem, assim que o sol se pôs, e traz uma mensagem de reflexão sobre os atos das pessoas, que devem perdoar e renovar o espírito para o ano que se inicia.

A celebração é marcada pelo consumo de alguns alimentos simbólicos para os judeus, como por exemplo a maçã com mel, que representa um ano bom e doce, um pão trançado em formato redondo, que simboliza a continuidade e o desejo de um ano sem conflitos, além do peixe, que manifesta o positivismo, já que ele anda sempre para a frente.

“O peixe também significa que devemos estar sempre vigilantes, já que seus olhos nunca fecham, além de representarem também a multiplicidade”, comentou o Rosh da Congregação Israelita Nova Aliança, de Curitiba, Ezrah bem Levy (rosh significa líder, equivalente a rabino). O Ano Novo Judaico é marcado, ainda, com o toque do Shofar, um instrumento feito de chifre de carneiro ou antílope.

O Ano Novo Judaico é uma das grandes comemorações do calendário judeu, superado apenas pela Páscoa (que é comemorada por eles geralmente em abril). A data representa a criação do homem.

O mês de setembro para os judeus é chamado de Tishrei. Daqui nove dias iniciam as comemorações pelo Dia do Perdão, e alguns dias depois, começa a Festa dos Tabernáculos. Em todo o Brasil há cerca de 110 mil judeus.