Responsabilidade social

Jovens vítimas de violência recebem diploma do SESI

Voltar a sonhar. Esse é o sentimento de 38 jovens que superaram os traumas e a dor da violência sexual no Paraná. São alunos do projeto ViraVida, do SESI, que hoje e amanhã vão comemorar uma nova vitória: a formatura. Os formandos receberão o diploma das mãos do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.   

Os jovens mostram que a educação e a capacitação profissional podem transformar a vida e resgatar a cidadania. Durante 12 meses, o projeto prepara os alunos para o mercado de trabalho, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. Entre os formandos, 21 alunos já estão contratados como auxiliares administrativos, operadores de micro, vendedores, entre outros.  
 
O ViraVida é dirigido a jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos, meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas à violência sexual. No Paraná, o programa já formou mais de 130 jovens nas cidades de Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu.
 
Ao longo de mais de quatro anos, mais de 3,7 mil jovens foram matriculados no projeto ViraVida, que é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI. Atualmente, o programa é desenvolvido em 19 estados, abrangendo 23 cidades, entre elas Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo. Do total, 1.854 alunos concluíram os cursos e 1.235 estão em sala de aula. Dos formados, 1.159 estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.  
 
A proposta socioeducativa é coordenada pelos Departamentos Regionais do SESI, que possuem equipe multidisciplinar integrada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Os cursos realizados pelo SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEST, SENAT, SEBRAE e SESCOOP combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e direitos humanos.
  
Serviço
Formatura em Foz do Iguaçu
Data: 20 de novembro, às 9h
Local: Auditório do SESC
Av. Tancredo Neves, 222
Bairro : Vila A

Formatura em Curitiba
Data: 20 de novembro, às 17h30
Local: Campos da Indústria
Av. Comendador Franco, 1.341