Jovens fazem campanha contra arma de brinquedo

Às vésperas do Dia das Crianças, alunos do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, realizaram ontem campanha para coibir a proliferação de armas de brinquedo. Cerca de 3 mil panfletos foram distribuídos aos transeuntes da Boca Maldita, na tentativa de convencê-los a não presentear seus filhos com brinquedos violentos. Além da questão social, a iniciativa tinha a intenção de desenvolver nos alunos o aspecto da argumentação.

“Entregando os panfletos, a gente está fazendo com que o aluno, além de estudar em sala de aula, desenvolva o poder de argumentar. É a formação de um estudante cidadão”, explicou o professor de Educação Física Francisco Manoel de Assis, acrescentando que o Colégio Paulo Leminski conta com disciplinas com Psicologia, Sociologia e Filosofia, justamente para desenvolver o aspecto da cidadania.

“Estamos aproveitando o período anterior às compras para o Dia das Crianças para que as pessoas nem comprem armas de brinquedo. É diferente de campanhas que propagam a troca de armas por outros brinquedos”, salientou.

Ao todo, nove alunas do 1.º e 2.º ano de ensino médio, além do magistério, participaram da distribuição de panfletos. Entre elas, a aluna do 3.º ano, Sara Cavalcante, 19. “A TV reforça a idéia de que quem usa drogas financia a violência. A venda de armas de brinquedo, porém, também financia, mas de maneira camuflada”, aponta a estudante. “A criança acaba se sociabilizando com as armas, e isso é ruim.”

Eline Bandeira, 15, aluna do 1.º ano, concorda. “Dar uma arma de brinquedo só incita à violência. A criança acaba acreditando que tem o poder nas mãos”, opina. Segundo ela, um dos grandes obstáculos ontem, porém, era convencer os pedestres a ouvi-la. “Tem gente que não quer nem saber do que se trata. Talvez sejam pessoas que não têm filhos e não se preocupam com essa questão”, suspeita.

Personagens infantis invadem ônibus

Cerca de sessenta estudantes que utilizam quatro das várias linhas do transporte coletivo especial da capital foram surpreendidos, no fim da manhã de ontem, por uma festa antecipada do Dia das Crianças, que acontece amanhã. A surpresa foi organizada pela Autoviação Marechal, responsável por quatro ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Site), pertencente à Prefeitura de Curitiba.

Ao chegarem ao terminal do Site, localizado no bairro Alto da Quinze, as crianças encontraram os motoristas dos ônibus fantasiados de Visconde de Sabugosa, Zorro, O Máscara e Capitão do Mar, todos personagens de histórias infantis. Uma assistente também estava fantasiada de Emília, a boneca de pano do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, de Monteiro Lobato.

“Estou na viação há dois anos e meio e esta é a terceira vez que me fantasio para divertir as crianças”, contou o motorista Wilson Alves, que estava vestindo a roupa amarela característica de O Máscara. “Também já me vesti de mago, palhaço e Papai Noel.”

Para alegrar ainda mais a festa, as partes interiores dos ônibus foram decoradas com balões e enfeites coloridos. Das mãos dos funcionários da viação, os estudantes receberam pacotes de doces e balas. “Fazemos esta comemoração de Dia das Crianças há quatro anos consecutivos”, disse o supervisor de tráfego da Autoviação Marechal, Paulo César Ferreira. “É sempre muito gratificante ver a alegria dos estudantes.”

São transportados pelos ônibus do Site crianças e adultos com deficiências físicas e mentais. Só a Marechal transporta, diariamente, cerca de 370 estudantes das Apaes e centros de educação especial da capital.

“Mãos” distribuem mil kits para bebês

Voluntários do Programa Mãos Que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, distribuirão hoje, véspera do Dia das Crianças, 1.270 kits para bebês a mães carentes. A entrega será feita das 9h às 12h, em maternidades públicas e praças públicas da Região Metropolitana de Curitiba.

Os kits ? compostos de casaquinhos, sapatinhos, toucas, cueiros, fraldas e manta, todos novos ? foram doados pelo Programa Mãos Que Ajudam, cujas voluntárias, num grande mutirão, confeccionaram boa parte das roupas. A entrega acontecerá simultaneamente em Curitiba e nos municípios de Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

As mães beneficiadas com os kits foram selecionadas pelas prefeituras dos municípios envolvidos e receberão o presente diretamente das mãos das voluntárias do programa.

A ação, realizada em parceria com prefeituras, câmaras de vereadores, Corpo de Bombeiros e Associação Comercial do Paraná (ACP) visa não só a suprir a carência de muitas mães que saem das maternidades quase sem nenhuma roupa ou artigos básicos de higiene para seu bebê, mas também motivar novos esforços humanitários no Estado.

“Além de beneficiar milhares de famílias, ainda podemos exercer um ensinamento de amor ao próximo. Os voluntários dedicaram tempo e talento em prol daqueles que não conhecem, e podem vislumbrar o olhar agradecido de mães que muitas vezes saem das maternidades com os nenéns envolvidos em panos apenas”, afirma Jarbas Souza, coordenador do programa.

Ações permanentes

Mãos Que Ajudam é um programa permanente de serviço comunitário promovido no Brasil, que mobiliza milhares de voluntários mórmons (integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) de todas as idades. Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, o programa beneficia asilos, orfanatos, creches, escolas e comunidades, com serviços humanitários e sociais.

O programa no Paraná já distribuiu dezenas de toneladas de alimentos, mais de 5 mil kits para bebês e reformou vinte escolas públicas estaduais, dentre outros serviços. Mais informações podem ser obtidas no site: www.maoesqueajudam.org.br.

Voltar ao topo