Jovens católicos fazem carnaval fora de época

Os jovens católicos de Curitiba e região estão reunidos desde ontem num carnaval temporão que visa a evangelizar. Pela primeira vez o Gabaon é realizado fora na época do carnaval convencional. Desde 1990 a comunidade da Renovação Carismática Católica de Curitiba faz a festa para dar uma oportunidade aos jovens de se divertir, mas ao mesmo tempo se aproximar de Deus. Desta vez, a festa também está sendo realizada no meio do ano.

A coordenadora da Renovação Carismática da Arquidiocese de Curitiba, Vera Lúcia da Silva Ximenes, contou que todos os anos as pessoas queixam-se de que o próximo Gabaon é só no outro ano. “Vamos dar oportunidade a esses jovens, também agora, de aquecerem seus corações com Jesus”, disse, lembrando que a expectativa é que entre oito e dez mil pessoas passem na festa durante os dois dias. No Gabaon do Carnaval cerca de vinte jovens participaram .

A festa consiste na animação de bandas que tocam músicas evangélicas em ritmos dançantes. Também haverá uma encenação. Padres para ouvir confissões estarão no local durante toda a festa. Duas missas, celebrada pelos bispos auxiliares, dom Sérgio e dom Ladislau também fazem parte da programação. “É um grande momento de evangelização. Há testemunhos, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, orações ao Espírito Santo e a pregação querigma, durante o baile da noite”, contou Vera.

Testemunho

José Roberto Souza, de 32 anos, foi ao Gabaon com toda sua família. Ele pertence à comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Vila Quissisana, em São José dos Pinhais e contou que desde que entrou na Renovação Carismática sua vida mudou para melhor. “É uma graça atrás da outra”, resumiu, lembrando que sempre participa de todos os eventos da renovação.

Jaline de Fátima Vieira, 14, foi ao Gabaon pela primeira vez. Ela disse que estava gostando e pretendia voltar no Carnaval. “Não gosto do Carnaval convencional. Sempre fico em casa, mas acho que vou voltar aqui no ano que vem”, afirmou. (Lawrence Manoel)

Serviço: O Gabaon está acontecendo no Marumby Expocenter, na Vila Lindóia, em Curitiba. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.

Voltar ao topo