Trilha conturbada

Jovem vive momentos de tensão e é resgatada no Pico Paraná

Uma jovem foi resgatada por uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) após sentir-se mal e ficar desidratada enquanto realizava uma trilha no Pico do Paraná, localizado na Serra do Mar, no Litoral do estado. A vítima, que é do Rio de Janeiro e estava acompanhada de outras três pessoas, recebeu os cuidados médicos e passa bem.

“Depois que a minha filha embarcou na aeronave ficamos tranquilos, pois sabíamos que o atendimento dela seria o melhor possível, não tivemos dúvidas disto. Só tenho a agradecer”, afirma Lucas Capri, pai da vítima, e que integrava o grupo.

“A informação que recebemos era de que quatro montanhistas, sendo três homens e uma mulher, haviam entrado em contato com o Corpo de Bombeiros e solicitado ajuda para descer, pois estavam em um ponto muito alto do pico e um deles estava passando muito mal”, conta o co-piloto da aeronave, major Roberto Sampaio Araújo.

De acordo com o major Sampaio, com as coordenadas passadas pelo grupo a aeronave conseguiu localizá-los e, por volta das 11 horas, fizeram o resgate da mulher. “Retiramos ela e no mesmo momento recebeu os cuidados necessários de um médico que faz parte da tripulação. Em seguida a mulher foi encaminhada à Unidade de Saúde”, explica.

“Os outros três montanhistas voltaram pela trilha. Todos são residentes no Rio de Janeiro e possuem experiência neste tipo de atividade. O que aconteceu foi que a mulher teve um mal estar, ficou desidratada, e não seria possível retornar com ela carregada, pois a trilha é estreita, sendo assim o grupo pediu ajuda”, relata o co-piloto da aeronave.

Segundo o major Sampaio, a mulher recebeu os cuidados médicos e passa bem, assim como os demais integrantes do grupo que desceram o pico, a pé, sem problemas. “Eles passaram a noite lá e ela ficou desidratada, por isso a socorremos”, explica.

“A atuação deles [integrantes do BPMOA] foi excepcional e quero transmitir a eles nossos agradecimentos, e também ao Corpo de Bombeiros, com quem tivemos o primeiro contato e nos explicou como funcionava o resgate com a aeronave”, completa o pai da jovem.