O começo de junho teve muita valentia de uma cabo da PM que deixou a mulherada da corporação morrendo de orgulho. Ela se deparou com um trio de assaltantes que estava aterrorizando as pessoas na região central de Curitiba. Yago Alan Ferry, 18 anos, e Claudinei dos Santos Amâncio, 24 e um adolescente de 15 anos havia roubado um veículo nas proximidades da Reitoria da UFPR naquela noite de usavam o carro para abordar novas vítimas.

continua após a publicidade

Atenta ao rádio da patrulha, a cabo Esther percebeu a presença dos marginais e conseguiu render os dois maiores. O adolescente, que guiava o carro, fugiu, mas logo foi capturado pelas equipes da polícia. “Como eu estava passando todas as informações pelo rádio, não tive medo de abordá-los, pois sabia que o apoio estava a caminho. Agi dentro das técnicas policiais, com a máxima segurança. Não acho que foi heroísmo”, disse a policial.

Pedradas na pecadora

A pulada de cerca de Denise Silva Santos, de 18 anos, lhe custou a vida. A moça foi morta pelo namorado, um adolescente de 16 anos, que descobriu a infidelidade da amada e não teve dó ao arrastá-la para um terreno baldio na rua José Bajerski, no Abranches, por volta das 5h do dia 1°.

continua após a publicidade

Para por fim à relação, o rapaz usou de pedras e facas. No entanto, antes de morrer, Denise teve de rezar um Pai Nosso, a pedido do algoz, para somente depois de pedir o ‘perdão’ pelo ‘pecado’ receber a primeira pancada. O adolescente, que foi entregue à polícia pela própria mãe, mostrava frieza e contou aos agentes dos detalhes do crime.

“O filho pediu dinheiro para fugir e ela disse que ia emprestar. Porém, saiu do terreno baldio e chamou a polícia”, afirmou o investigador Cléverson, da Delegacia de Homicídios.

continua após a publicidade

Imprudência fatal

Gerson Klaina
Acredita-se que o motoristas seguia em alta velocidade pela rodovia.

Mesmo com os dados que apontava que de 18,6% no número de infrações de trânsito, o mês de junho foi marcado por um acidente impressionante. O motorista de um automóvel em alta velocidade batel em nada menos que 6 carros na BR-376, no Contorno Sul, na região da Cidade Industrial de Curitiba.

A colisão aconteceu por volta das 21h do dia 03, um domingo chuvoso, quando José Maurício Reinaldo, 57 anos, causador da tragédia, invadiu a pista contrária, depois de dirigir cerca de três quilômetros na contramão, de acordo com testemunhas. A imprudência deixou como saldo três mortes, incluindo o motorista.

Polícia para quem precisa

Dois gatunos que se diziam policiais caíram nas garras da polícia. Os malandros usavam distintivos e documentos falsos da Polícia Militar e Civil e ‘arrecadavam’ dinheiro extorquindo comerciantes da região do Hauer e Boqueirão para construir uma nova sede. Eleandro Sérgio Monteiro, 36 anos, e Fabiano Augusto Claudionor, 32, telefonavam para as vítimas e diziam fazer parte do 17° Distrito Policial que, na verdade, não existe.

A prisão aconteceu depois que comerciantes lesados pelos golpistas relataram o caso à polícia e descobriram que tudo não passava de uma farsa mal arquitetada pela dupla. Junto com Eleandro e Fabiano foi encontrado um ‘caderninho’ com diversos nomes e telefones dos comerciantes.

Situação serviu para alertar a população que a polícia faz arrecadação de verba para construir prédios ou comprar equipamentos e viaturas. “Quem cuida disso é a Secretaria da Segurança Pública. Eles usavam o nome da polícia para iludir os comerciantes”, afirmou o delegado Amarildo Antunes.

Chove chuva, chove sem parar

Marco André Lima
Transtornos causados pela chuvas se tornaram comum no Estado.

Outra vez as chuvas deixaram os paranaenses frustrados. Mais de 18 mil pessoas foram afetadas pela chuvarada que atingiu o Estado. Entre o alagamento, a sujeira e a perda do que foi construído em anos de trabalho, a população precisou conviver com o perigo de doenças e também o sentimento de desolação ao ver a destruição causada pela tempestade.

Saque frustrado

A colisão entre uma van e um caminhão no quilômetro 482 da BR-277, em Nova Laranjeiras deixou 15 mortos, a maioria deles sacoleiros que tinham como destino a cidade de Ponta Grossa. O caminhão estava carregado com toras de madeira que escondiam meia tonelada de maconha.

Logo após o acidente, índios que vivem na proximidade foram acusados de saquear as cargas, inclusive a droga. O cacique da tribo foi obrigado a devolver tudo o que havia sido levado para a aldeia indígena Rio das Cobras.

Alegria, alegria

A derrota do São Paulo para o Coritiba, no Couto Pereira, levou o Verdão paranaense para a final da Copa do Brasil. O placar de 2 a 0 levantou a moral da torcida coxa-branca, que acompanhou o clube de perto até a final contra o Palmeiras, de quem o Coxa não conseguiu passar.

Estação inferno

Átila Alberti
Jean diz que foi satanista, mas que é um cara pacífico.

Cansado de ser vítima de pedintes e assaltantes, o comerciante Jean Couan Kruger, 21 anos, dono de uma bicicletaria noTerminal Guadalupe, no Centro, resolveu partir para cima de duas pessoas. Claudio e Givanildo estariam vendendo drogas em frente ao estabelecimento do agressor, que deu fortes pancadas na dupla com uma barra de ferro.

Com o corpo coberto de tatuagem, Jean disse que era ex-adepto do satanismo e possuía diversas armas em sua loja. “Sou pacífico, não tenho histórico criminal, mas uma hora você acaba perdendo a paciência”, afirmou.

Apesar estar há pouco tempo no local, o comerciante já era conhecido por não tolerar a ação de mendigos e traficantes que rondam o local. “A Guarda Municipal já tinha recebido diversas reclamações contra ele”, explica o delegado do 1.º Distrito Policial (Centro), Vinícius Borges Martins.

Assista os vídeos que marcaram o mês de junho.