Jornalismo do Paraná fica menos aguerrido

O jornalismo paranaense perdeu ontem um jovem talento. Faleceu às 5h, no Hospital Universitário Cajuru, Alexandre Zraik, de 35 anos. Na tarde de quarta-feira ele sofreu um grave acidente de trânsito na Rua Padre Germano Mayer, quando conduzia sua moto Honda Falcon.

Após colidir com um Pointer, Zraik foi arremessado e sofreu traumatismo craniano. No Cajuru, foi submetido a uma cirurgia que durou pouco mais de três horas. Em coma induzido, ele acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória às 4h30, e não respondeu às tentativas de ressuscitação. O corpo foi velado ontem e o enterro acontece hoje, às 10h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Formado em 1996 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Zraik passou a se dedicar à crônica esportiva dois anos depois, como repórter da Rádio CBN. Dentro da emissora, teve um rápido crescimento, que lhe rendeu o convite para coordenar a equipe de esportes da Rádio Transamérica em 2001, onde permaneceu até o ano passado. No mesmo ano, passou a assinar a coluna Política em Debate no Jornal do Estado, tendo colecionado afetos e desafetos.

Em 2002, paralelo aos dois trabalhos, o cronista passou a comandar o inovador Tribuna no Esporte, na TV Iguaçu, do Grupo Paulo Pimentel. O programa, hoje sob o comando do jornalista Cristian Toledo, mudou a maneira de fazer a “mesa-redonda” do futebol. No lugar dos debatedores, foram escalados torcedores dos três grandes clubes da capital paranaense. Zraik tinha a responsabilidade de pôr ordem na casa. Ele deixou o programa em maio deste ano.

Homenagem

Tão logo a notícia do falecimento de Zraik veio a público, as manifestações de pêsames começaram a surgir. O vereador Ney Leprevost, que além de aliado, era grande amigo do jornalista, já anunciou que pretende pedir autorização à família Zraik para que a Prefeitura batize um dos ginásios de esporte de Curitiba com o nome do jornalista: “Os atletas de Curitiba são os que mais sentirão a ausência de Alexandre Zraik. Dezenas de jovens de família humilde conquistaram apoio público e privado para a prática desportiva graças à divulgação feita pelo jornalista”, resume o vereador.

Testemunha: “O motorista do carro errou”

O motoboy Carlos Barbosa de Brito trabalha em uma empresa em frente ao Clube Sírio-Libanês, onde aconteceu o acidente que vitimou o jornalista Alexandre Zraik, por volta das 16h da última quarta-feira. Em entrevistas ao programa Tribuna na TV, da TV Iguaçu, e à TV Bandeirantes, Carlos afirma ter presenciado o momento da colisão entre a moto de Alexandre e o veículo Pointer placa HRH-0729.

Segundo Carlos, Alexandre e o motorista do Pointer trafegavam pelo mesmo sentido da Rua Padre Germano Mayer, no Alto da XV. O carro teria reduzido a velocidade bruscamente e virado à esquerda, para entrar no clube. A testemunha diz que Alexandre vinha cerca de 11 metros atrás do automóvel. Além de frear, ele ainda teria acionado a buzina da moto antes da colisão.

A moto de Alexandre atingiu a porta do lado do motorista do Pointer, que não se feriu no acidente. Com o impacto, o jornalista foi arremessado cerca de dez metros à frente. No momento em que Alexandre caiu na calçada, seu capacete se soltou. A motocicleta ainda atingiu a moto de Carlos, que estava estacionada do outro lado da rua.

O motoboy diz que Alexandre não pilotava em alta velocidade. “Ele vinha a uns 55 quilômetros por hora”, afirmou. “O motorista do carro errou. Provavelmente ele não viu a moto.” (Cahuê Miranda)

Voltar ao topo