Hoje, os 860 jornaleiros de Curitiba e Região Metropolitana comemoram seu dia com um jantar no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornaleiros do Paraná (Sinjor), Gregório de Bem, as vendas de livros e revistas caíram em 30% nos últimos anos devido a crise econômica. Mas, campanhas como a do jornal Tribuna do Paraná têm ajudado a melhorar as vendas.
O sindicato está trabalhando junto a vereadores para que seja criada uma lei permitindo que eles vendam água e refrigerantes. Segundo ele, alguns proprietários de bancas já estavam vendendo o produto. “Queremos legalizar a situação. Ia melhorar o nosso rendimento”, fala.
A categoria também sofre com a falta de segurança. Os arrombamentos viraram rotina.
Tribuna
A nova campanha da Tribuna do Paraná “Você espreme e só sai notícia”, tem agradado os jornaleiros. Segundo Dorival Carneiro, proprietário da banca São Francisco, na Praça Carlos Gomes, ele teve um aumento de 20% nas vendas de jornais. Ele afirma que o veículo ficou com uma cara mais leve, sem perder a sua identidade, agradando ao público atual e novos leitores. “Acho a Tribuna o melhor jornal do Paraná porque é o único que é todo vendido nas bancas”, comenta. Hoje os jornaleiros participam do seu jantar de comemoração, mas o dia do jornaleiro é 30 de setembro.


