Jornais unidos pela democratização da informação

A assembleia de ontem do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná (Sindejor) fez mais do que aprovar as contas do balanço anual. Em Curitiba, os trinta representantes de jornais diários fizeram questão de demonstrar a união da categoria em prol da democratização da informação e da participação no mercado.

Foi a primeira vez que tantos jornais do Estado se uniram para se fazer representar politicamente. “A chegada da Associação dos Diários do Interior (ADI), com seus vinte jornais, fortalece o sindicato e demonstra que estamos no caminho certo”, avalia Paulo Pimentel, presidente do Sindejor e dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Ele assumiu o cargo em agosto do ano passado e elenca a união dos empresários como meta da sua gestão, que coincide com a presidência da Federação Nacional dos Jornais.

Segundo Pimentel, a expectativa dos jornais é de mútuo respeito com o governo estadual. “Ultrapassamos o tratamento de “imprensa canalha” para o início de um relacionamento de muito mais respeito com o atual governador Orlando Pessuti”, afirmou.

Democracia

“Esse é um momento histórico. A união dos jornais da capital e do interior fortalece a classe e a democracia, que precisa de imprensa forte e livre”, resume Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da unidade de jornais do grupo RPC.

“É impressionante ver que dos 45 jornais diários do Paraná trinta estão representados aqui no Sindejor. Isso só demonstra nossa união e nossa força. E quem ganha é a comunidade, porque só com jornais fortes e livres a gente pode fiscalizar o poder público e exercitar a cidadania”, comenta Vera Pimentel, da Editora O Estado do Paraná. Além dessa união, os jornais pretendem dar início a uma cooperação para a compra de insumos, como papel jornal e chapas para impressão.

Participação

Além deles participaram da assembleia o presidente da ADI, Jedaias Pereira Belga, Ary Leonel da Cruz (Editora Interbairros), Rodrigo Barrozo e Roney Rodrigues Pereira (Jornal do Estado), Lucimar Moreira (Editora Diário dos Campos), Wilson Souza de Oliveira (Jornal de Beltrão), Celso Reichert (Editora O Presente), Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Coppetti (Editora Tribuna do Vale), Benedito Francisquini (RCK Comunicações), Emilio Fernando Martini (Editora Tribuna do Norte do PR), Michael Vieira da Silva (Tribuna de Cianorte), José Eduardo de Andrade Vieira (Empresa Jornalística Folha de Londrina), Antonio Saad Gebran Sobrinho e Jaqueline Guimbala (Jornal Folha do Litoral), Ubirajara de Freitas (Jornal Opinião).