Jogos Intercolegiais revelam talentos nas escolas

Mens sana in corpore sano. A expressão em latim que se refere à importância da prática esportiva para se manter a mente sã é o mote dos Jogos Intercolegiais do Grande Bairro Alto (Jiba), que começou ontem e vai até sexta-feira. O evento, que existe há catorze anos, reúne 2.285 alunos de 40 escolas públicas de Curitiba, Pinhais, Araucária, Piraquara e São José.

?Começamos com oito escolas, com competições apenas de atletismo. E já chegamos a ter adesão de 72 escolas. O número só diminuiu por motivos financeiros?, diz Gilmar Luiz Cordeiro, coordenador do projeto desde o seu início, em 1990, quando foi aprovado pelo vereador Jair Cézar. Hoje, além do atletismo, também há competições de voleibol, basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal, xadrez, dama e caçador.

Além de ser um importante instrumento social, já que encontrando prazer na prática desportiva os jovens se mantém longe da ociosidade e dos malefícios do meio, o Jiba tem revelado alguns talentos para o esporte. ?Temos um atleta de futebol que está na seleção brasileira juvenil de futebol de campo e algumas meninas do vôlei estão na seleção paranaense. Também tem a Lilian Góes, que é da seleção paranaense de futsal?, diz Gilmar.

Voltar ao topo