Caçadores de notícias

Jardim Aliança precisa de investimentos na saúde

O Jardim Aliança, vila que se formou nos arredores do Santa Cândida há cerca de 50 anos, acompanhou nos últimos tempos o aumento de sua população. Junto com os novos moradores também surgiram demandas que dependem do poder público para serem resolvidas, como a necessidade de rede de esgoto e a instalação de uma unidade de saúde.

A solução para estes problemas já está em andamento, mas mesmo assim a situação incomoda quem vive por ali. Não são todas as casas que contam com rede de esgoto e ainda há o descarte irregular em um rio que passa pela região. Além disso, uma ligação de esgoto sanitário é lançada no meio da Rua James Anderson. “O esgoto é de banheiro e o mau cheiro é muito forte. Por isso não deixamos as crianças irem ali perto”, conta a diarista Luzita Marcilio, 48,  que mora em frente ao ponto onde o esgoto é lançado na rua. No terreno onde ela mora com o irmão vivem cinco crianças.

A falta de rede de esgoto também impede que novas casas sejam erguidas. O construtor Nelson Rigoni Jr. possui quatro terrenos no local e pretende investir na construção de imóveis, mas não consegue financiamento porque o sistema de esgoto é um dos critérios para a concessão de crédito. “Há três anos a placa da Sanepar está aqui na Estrada Guilherme Weigert avisando que será feito um sistema de esgotamento sanitário, só não sabemos quando. Tenho os projetos aprovados, mas não posso construir”, reclama. Ele conta que um conjunto residencial investiu no bombeamento do esgoto para outro local para viabilizar a construção do edifício, o que para ele é inviável fazer.

A Sanepar informou que o problema das redes de esgoto estará resolvido até 2016. O coletor já foi construído no local e está prevista a construção de um elevatório no ano que vem. A etapa final será a ampliação da rede até 2016, com 5,5 mil novas ligações de esgoto, que devem beneficiar 22 mil famílias.

Promessa é dívida!

“A promessa dessa unidade de saúde é mais velha que minha bisavó. O prefeito disse na minha presença que ia construir a unidade e até agora nada”, lembra o motorista aposentado Manuel de Jesus Supp, 67. Assim como os demais moradores, ele espera pela construção da unidade de saúde na região, que será erguida na Rua José Ursolino Filho. Enquanto isso utiliza a unidade do Santa Cândida.

O projeto da unidade de saúde já está em andamento e ainda em dezembro deve ser assinada a ordem de serviço para a construção. A entrega ficará sob responsabilidade do próximo prefeito e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão para o trabalho da empresa contratada será de nove meses, desconsiderando o período de montagem do espaço com equipamentos e móveis.

Voltar ao topo