Japão apóia projetos comunitários no Paraná

Neste ano, já foram quatro os projetos comunitários no Paraná apoiados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, por meio do programa Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana no Brasil (APC).

São iniciativas nos municípios de Assaí, Paranacity, Santo Antônio do Paraíso e São Sebastião da Amoreira. No caso de Assaí, com os recursos doados foi possível reformar a antiga sede da Polícia Militar e transformar o local na Cozinha Central Municipal.

Em Paranacity, o projeto contribuiu para a construção de um posto de saúde, enquanto que em São Sebastião da Amoreira foi construído um ambulatório fisioterápico, além da aquisição de equipamentos para tratamento dos pacientes. Já na cidade de Santo Antônio do Paraíso, o projeto auxiliou na aquisição de uma câmara fria para a associação de hortifruticultores da região.

Na espera, estão pelo menos outras 40 solicitações que chegaram do Paraná e de Santa Catarina e aguardam resposta de quais serão inclusos na agenda de apoio de 2009.

“Não há padrão nem regra para os municípios beneficiados. São considerados os que estão em mais necessidade, urgência, importância e benefício para a comunidade local”, explica o funcionário responsável pela APC no Consulado-Geral do Japão em Curitiba, Tetsuya Naito.

Desde 1999, 43 projetos foram completados com a doação do governo japonês aqui no Paraná, como reforma de hospital e aquisição de aparelhos para capacitação profissional.

O programa de assistência econômica é oferecido a projetos de organizações não-governamentais ou governos locais, concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento, segundo o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Soichi Sato. Podem ser contempladas iniciativas nas áreas de assistência social, educação, meio ambiente, saúde ou saneamento.