Prenderam o bicho!

Jacaré do Barigui é capturado e levado ao Zoológico

Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente capturou o jacaré no Parque Barigui, no fim da manhã desta quarta-feira (20). O réptil, com 1,70 metro de comprimento e cerca de 120 quilos, foi levado ao zoológico onde está em espaço reservado.

“Ele foi capturado às margens do lago, perto de onde havia sido fotografado por frequentadores do parque. O trabalho foi feito por três profissionais com mais de 15 anos de experiência no manejo de animais selvagens”, afirmou o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Alfredo Vicente de Castro Trindade.

Na captura do animal foi utilizado um cambão (laço fixado em uma grande haste) e uma rede. “O animal está bem, sem nenhum tipo de ferimento e será tratado no zoológico. O próximo passo é verificar, junto ao Ibama, se o bicho permanecerá no zoológico ou será devolvido ao habitat de origem, no Pantanal ou Amazônia”, explicou Trindade. A equipe da SMMA continua o trabalho de captura de outro filhote de jacaré já fotografado no parque.

O jacaré capturado nesta quarta-feira é jovem, com cerca de três a quatro anos, segundo estimativa dos biólogos. Ainda não foi feita a identificação do sexo do animal, que foi apelidado de “Jack” por internautas que fotografaram, filmaram e postaram as imagens na internet.

Este é o segundo jacaré capturado no Parque Barigui. O outro, pego em 2009, está no zoológico desde então. Conhecido como o Jacaré do Barigui, o mais velho tinha 3,5 metros de comprimento quando foi capturado e pesava cerca de 350 quilos.

Voltar ao topo