Passeata

IV caminhada do Coração teve 10 mil pessoas

Muita gente deixou a preguiça de lado, ontem de manhã, para cuidar da saúde. Cerca de 10 mil pessoas participaram da IV Caminhada do Coração, que saiu da Praça do Japão, às 9h30, e foi até o Parque Barigüi, num percurso de 4,5 quilômetros.

A ação foi promovida pelo Hospital Cardiológico Costantini, para combater o sedentarismo e promover a saúde e a qualidade de vida através da prática de atividades físicas. No Barigüi, os participantes da caminhada também puderam, de forma gratuita, medir a pressão arterial e o índice de massa corpórea.

Sedentarismo

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgados pelo Hospital Costantini, mais de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. “Um dos grandes vilões dessa estatística é o sedentarismo. Quase metade dos brasileiros não pratica exercícios. Entre os jovens, de 18 a 24 anos, 39% estão afastados de qualquer atividade física. Os números se agravam conforme a idade avança. Entre os adultos, de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%, entre 45 e 49 anos fica em 53%. E, entre os idosos de 60 a 70 anos, a faixa dos que não se exercitam chega a 57%.”