Itaú-Unicef premia ONGs que atuam com educação

Representantes de organizações não-governamentais, do Unicef, do Banco Itaú e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) se reuniram ontem, no Grand Hotel Rayon, em Curitiba, para o lançamento regional da quinta edição do Prêmio Itaú-Unicef de Educação & Participação. Este ano, o tema é Muitos lugares para aprender.

A iniciativa, realizada de dois em dois anos, é voltada a ONGs de todo Brasil que desenvolvem atividades complementares à escola com crianças de sete a dezoito anos. Estas atividades podem envolver dança, teatro, música, artesanato, esportes, entre outras, e devem contribuir para o desenvolvimento físico, mental e social dos participantes.

Até o dia 30 de junho, as ONGs interessadas podem procurar o Banco Itaú ou acessar os sites www.itau.com.br, www.unicef.org.br e www.cenpec.org.br e se inscrever para concorrer ao prêmio. Os projetos inscritos serão avaliados por especialistas das áreas de educação e assistência social. No total, serão selecionados trinta finalistas. Os vencedores serão eleitos por uma comissão julgadora.

Segundo a diretora da Fundação Itaú-Social, Ana Beatriz Balduíno Patrício, a grande novidade desta quinta edição do prêmio é a regionalização. Os projetos inscritos serão analisados por profissionais conhecedores da realidade da região onde as atividades são realizadas. “Estas pessoas conhecem os problemas das regiões e, com maior eficácia, poderão avaliar a importância de determinado projeto para a comunidade local”, afirma. “Serão avaliadas as características peculiares de cada projeto e a realidade local.”

O valor total dos prêmios oferecido é duas vezes maior que o da edição anterior, realizada em 2001: R$ 360 mil. O número de programas premiados também será superior, passando de quatro para dez.

 Destaque em Araucária

Entre as ONGs paranaenses que já participaram do prêmio, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, de Araucária, é uma das que mais se destaca. Criada em 1947, a entidade foi uma das vencedoras em 1999 e uma das finalistas em 2001, recebendo menção honrosa.

“Foi muito importante participar do prêmio. Além do dinheiro que recebemos e que pudemos aplicar em nossos projetos sociais, conquistamos o reconhecimento da comunidade”, diz a coordenadora pedagógica da Associação, Elisiane Klabunde. “Devido à premiação, obtivemos muito mais credibilidade. Nosso trabalho foi reconhecido em âmbito nacional.”

Em 1999, a ONG conquistou o prêmio com o projeto Casa da Criança, que atende crianças de 7 a 18 anos em situação de risco em Araucária. Este ano, pretende concorrer novamente. O projeto apresentado será Casa da Criança no Interior, que existe há um ano e dois meses e realiza atividade culturais e beneficentes com filhos de agricultores de Lagoa Grande, na zona rural do município. Atualmente, 85 crianças de 7 a 14 anos são atendidas.

Voltar ao topo