Desde 1984

Itaipu faz 30 anos como maior geradora de energia do mundo

A usina de Itaipu completa 30 anos de operação hoje, mantendo a posição de maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. A primeira das 20 unidades geradoras da usina começou a funcionar exatamente às 12h40 de 5 de maio de 1984. Hoje, Itaipu é responsável por 17% do consumo de energia elétrica do mercado brasileiro e 75% do paraguaio, com potencial de 14 mil megawatts.

Construída em parceria com o Paraguai, a hidrelétrica entrou em operação dez anos depois de constituída a empresa binacional, que comemora 40 anos de criação no dia 17 de maio.

Do início da entrada em operação até agora, a usina gerou um total de 2,16 bilhões de MWh. Essa energia toda seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 38 dias e suprir o consumo do Brasil por quatro anos e oito meses.

Mesmo com a entrada em operação da usina chinesa de Três Gargantas, com maior capacidade instalada (22.400 MW), a usina brasileira e paraguaia mantém o título de maior produtora de energia elétrica do mundo. Nos dois últimos anos, o recorde mundial de geração de energia ficou com Itaipu. Em 2013, o marco histórico foi de 98.630.035 MWh.

Perda

Mas nem só boas notícias constam na trajetória de Itaipu. Sete Quedas, a maior cachoeira do mundo em volume de água, começou a morrer no dia 13 de outubro de 1982, quando foram fechadas as comportas da usina para formação do reservatório.