Imposto

Donos de carros já podem consultar datas do IPVA 2019

Foto: Divulgação/Sefaz
Foto: Divulgação/Sefaz

Proprietários de veículos do Paraná já podem consultar e retirar as guias de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019.

O preço real de um automóvel é maior do que o pago na hora de adquiri-lo. Além dos custos que envolvem seguro, combustível e manutenção, há também as taxas obrigatórias. É o caso do imposto, cujas datas e os índices para o cálculo do pagamento variam de estado para estado.

O valor é baseado no preço de mercado do carro, conforme o tipo de veículo e data de fabricação. A consulta do IPVA pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda, informando a placa e o número Renavam para ter acesso aos valores. Também pode ser pago em terminais de autoatendimento autorizados, com o código Renavam.

Contribuintes tem desconto de 3% do valor para pagamento à vista, ou podem optar pelo parcelamento, em três vezes. A primeira parcela deve ser paga entre 24 e 30 de janeiro, sendo um vencimento a cada mês até março, de acordo com os números finais da placa.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Curitiba terá concurso em 2019 com salário de até R$ 8,9 mil