Curitiba

IPTU terá desconto de 6% para pagamento à vista

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba será reajustado em 5,77% no exercício de 2014. O reajuste corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses, o que significa que não haverá aumento real. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista – cujo prazo vai até 10 de fevereiro – terá desconto de 6%.

Os índices e prazos estão definidos em decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet e publicado no dia 17 de dezembro, no Diário Oficial do Município.

Os cerca de 600 mil carnês começam a ser distribuídos na primeira quinzena de janeiro. A expectativa de arrecadação para este ano é de R$ 485 milhões, o que representa um crescimento de 8%, em relação ao exercício de 2013.

Os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até 10 vezes mensais, desde que o valor da quota a ser paga não seja inferior a R$ 10.

A quitação com bonificação de 6% poderá ser feita na rede credenciada até o dia 10 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento, poderá pagar em até dez parcelas, de fevereiro a novembro, com vencimentos entre os dias 11 e 15 de cada mês. Para os pagamentos em débito automático, a primeira parcela vencerá no dia 21 de fevereiro e as demais sempre no dia 15 de cada mês.

Os contribuintes devem ficar atentos para os prazos de pagamento, pois sobre o tributo recolhido após o vencimento incidirão juros de 1% ao mês, atualização monetária mensal  com base no IPCA e multa de 0,33% ao dia, limitada a 10%.