Ippuc lança novo edital para mobiliário urbano

O Ippuc coloca à venda, a partir desta segunda-feira (8) o edital de concorrência pública para seleção de empresa que irá receber concessão do município para a instalação e manutenção do mobiliário urbano, que inclui peças como abrigos de pontos de ônibus e de táxis, lixeiras, placas de sinalização, tótens informativos, relógio eletrônico, banca de jornais e bicicletários.

As empresas interessadas em participar do processo de licitação deverão apresentar documentos de habilitação e proposta técnica e de preço em sessão pública que está marcada para o dia 22 de agosto, no Parque Barigüi. Aquelas que forem consideradas habilitadas a participar da concorrência deverão apresentar maquetes de todas as peças do mobiliário e montar o protótipo de um abrigo de ônibus.

Curitiba será a quinta capital do país a optar pelo sistema de concessão do mobiliário urbano. Outras cidades, como o Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Brasília já haviam adotado esta solução. O principal objetivo da medida é reduzir custos de implantação e conservação do mobiliário e também obter uma nova fonte de receita, já que a empresa vencedora da concorrência irá pagar pela concessão.

Taxa

? O pagamento será feito de duas formas: uma taxa, cujo valor mínimo estipulado é de R$ 5 milhões, a título de remuneração de contrapartida pela titularidade da concessão, e percentual sobre o faturamento bruto mensal ? o que equivaleria a um valor mínimo mensal estimado em R$ 112,5 mil. Para bancar os custos de investimento para instalação e manutenção dos equipamentos, a empresa poderá explorar a venda de espaço publicitário em parte das peças do mobiliário.

Voltar ao topo