O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC – vai entregar, até o final do mês, o estudo de viabilidade técnica da retomada das obras do Fórum Cível de Curitiba, no Centro Cívico, feito a pedido do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). Segundo o supervisor de Planejamento do IPPUC, Ricardo Bindo, os cálculos devem estar prontos até o dia 15 deste mês, mas faltaria então um contato com técnicos do executivo estadual. “Um novo quadro deve ser nomeado pelo atual governo e precisamos também da palavra deles”, explica Bindo. O TJ solicitou o estudo ao IPPUC em novembro. Uma comissão criada no Tribunal decidiu retomar as obras no antigo esqueleto do Fórum. A comissão do TJ pretende fazer uma licitação pública que escolheria o projeto a ser seguido. No entanto, segundo a assessoria do Tribunal, antes é necessário que IPPUC e o governo do Estado ofereçam respostas quanto a determinados parâmetros de construção. Uma das principais dúvidas diz respeito à utilização de estacionamento no local, já que o trânsito do Centro Cívico não comportaria um aumento substancial no fluxo de veículos.

O projeto de restauração tido como favorito é do arquiteto Élgson Ribeiro Gomes em parceria com o Instituto de Engenharia Paranaense (IEP). O projeto de Élgson prevê a utilização da estrutura existente que conta com uma área atual de 33 mil metros quadrados. Esse espaço seria aumentado com a utilização de concreto armado tradicional e remodelado em um forma de pirâmides.

A conclusão do Fórum, que centralizaria as diversas varas de justiça espalhadas pela cidade, é tida como indispensável para agilizar os trabalhos do Judiciário estadual.

continua após a publicidade

continua após a publicidade