Ipês-roxos colorem inverno curitibano

Algumas ruas de Curitiba ganham neste inverno colorido especial com a florada dos ipês-roxos. As 1.500 árvores espalhadas pelas vias públicas da cidade começaram a desabrochar suas flores em junho, e o espetáculo deve durar até o final deste mês.

Os ipês-roxos podem ser observados com facilidade em trechos de ruas como Lisymaco Ferreira da Costa e Comendador Araújo. “Nessa época, a floração do ipê-roxo tem mais destaque em função de que são poucas as árvores que florescem no frio, e isso ajuda a quebrar a impressão de céu cinzento que o inverno tem”, diz o engenheiro florestal do Horto Municipal de Curitiba, Jaime Luiz Cobalchini.

Árvore nativa do Brasil, os primeiros exemplares de ipês começaram a ser utilizados pela arborização pública de Curitiba na década de 60, e até hoje mudas dessas espécies são cultivadas pelo Departamento de Produção de Vegetação da Prefeitura, órgão responsável pela arborização das vias públicas da cidade.

No Horto Municipal, a produção de ipês atinge uma média de seis mil mudas por ano, sendo duas mil de espécie roxa e quatro mil de amarela. Isso significa 10% da produção total das árvores cultivadas.

Voltar ao topo