Ipês deixam paisagem colorida em Apucarana

Apucarana – Das mais variadas espécies, seja roxo ou amarelo, urbano ou selvagem, a árvore Ipê é sinônimo de pujança e beleza. Em Apucarana, o amanhecer e o cair da tarde estão atraindo os olhares da população e visitantes para o efeito alegre e colorido da florada, comum nos meses de agosto e setembro. Com alturas que variam, podendo chegar até a 30 metros, segundo estudiosos, a árvore Ipê agrupa características morfológicas únicas, que se destacam no meio urbano de Apucarana. Felizes dos fotógrafos, que encontram na bela, mas passageira florada, garantia de imagens inesquecíveis.

A madeira do ipê, moderadamente pesada, resistente, é difícil de serrar e de grande durabilidade mesmo quando em condições adversas.

Floresce durante os meses de agosto-setembro, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de setembro a meados de outubro. A madeira é própria para obra externas, como postes, peças para pontes, tábuas para assoalhos, rodapés, molduras, etc. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor; é a espécie de ipê amarelo mais cultivada em praças e ruas estreitas e sob redes elétricas em virtude de seu pequeno porte.

Voltar ao topo