Ipem vai vistoriar todos os ônibus do projeto Caminho da Escola

Os 82 ônibus escolares adquiridos pelo Paraná através do programa Caminho da Escola, do governo federal, serão inspecionados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem).

A vistoria é uma determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O projeto visa a renovar a frota de veículos escolares e aumentar a segurança do transporte.

Segundo o gerente de Fiscalização de Produtos do Ipem, Roberto Tamari, as vistorias de responsabilidade do órgão devem avaliar, além da segurança dos ocupantes, a padronização dos veículos e as conformidades com o protótipo já aprovado pelo Inmetro.

“Os fiscais do Ipem recebem os veículos e realizam a inspeção de recebimento, avaliando os bancos, altura, cintos de segurança, pneus e rodas. A liberação dos ônibus deve ser feita aos prefeitos somente quando todos os itens avaliados estiverem de acordo com a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explica Tamari.

Os veículos encomendados pelas prefeituras foram adquiridos com recursos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Todos são exclusivos para uso dos alunos da educação básica das redes municipais e estadual de ensino nas zonas rurais. “Primeiramente, os ônibus servirão às escolas rurais, que atualmente transportam as crianças em veículos com estado de conservação precários”, acrescenta Tamari.

Todos os veículos devem passar pelo Ipem, em Curitiba. “Conforme a compra dos veículos aumente, o Ipem fará bases de fiscalização nas principais cidades do Estado”, conta o gerente.

Os veículos aprovados pelo Ipem devem apresentar, além das especificações de segurança, a tonalidade amarela trânsito e uma faixa preta no centro com o dizer “escolar”.