Ipem já fiscaliza produtos de verão

Começou ontem, oficialmente, a Operação Verão 2003 do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), mas o trabalho de verificação já está em pleno andamento desde a metade de dezembro. Os técnicos do instituto já coletaram as primeiras amostras de artigos diretamente relacionados com as férias de verão, como sucos, água mineral, refrigerantes, refrescos líquidos e em pó, protetores solares e outros produtos que poderiam sofrer alterações de volume conforme o manuseio ou a temperatura externa e que por isso não teriam condições de ser verificados no próprio local de venda.

Os produtos já estão no laboratório do Ipem, em Curitiba, onde estão sendo examinados. Desde ontem, duas equipes da Gerência de Pré-Medidos do instituto já estão no litoral, iniciando oficialmente o trabalho de campo, com a cobertura de todos os estabelecimentos comerciais entre Paranaguá e Guaratuba, na coleta e verificação dos artigos mais consumidos pelos veranistas paranaenses. Para este ano houve uma ampliação da área de ação, que agora se estende até a Barra do Saí, na divisa com Santa Catarina.

Também já estão no litoral outras duas equipes, da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada, para a verificação da conformidade de produtos têxteis, que devem conter a indicação da composição dos artigos postos à venda, se o tecido tem somente fibras naturais ou se há também fibras sintéticas e qual a proporção de cada. Essas equipes também se encarregam da verificação, no comércio, de dispositivos elétricos e produtos de certificação compulsória, como brinquedos, preservativos masculinos, fios e cabos elétricos, extintores de incêndio e pneus, entre outros artigos.

Voltar ao topo