Ipem inicia verificação de taxímetros em Curitiba

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) começou nesta semana a verificação periódica dos taxímetros instalados em veículos de aluguel utilizados no transporte de passageiros. Neste primeiro mês serão verificados os taxímetros instalados em táxis cujos números de portas tenham final de 1 e 7.

Para facilitar os trabalhos, em cada mês há uma divisão. Segunda-feira, primeiro dia de aferição esteve reservado para os carros de números de 001 a 119. Ontem foram os táxis de 120 a 239. Para o mês que vem estão programadas as portas de 2 e 8. Para julho, de 3 e 9. Para agosto, de 4 e 0. E para setembro, de 5 e 6.

A tabela oficial das portas pode ser informada pelo Ipem pelo telefone 256-7122. Os táxis devem se apresentar na data determinada para efetivação dos trabalhos metrológicos na pista de verificação, na rua Jurandir Loro, no Bacacheri, fundos da sede do Ipem, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Verificação

A cada nova mudança de tarifa ou de forma ordinária, uma vez por ano – como é o caso da atual verificação -, o taxista tem de procurar o Ipem, para a verificação metrológica do taxímetro e de suas condições originais pelas quais foi aprovado inicialmente. O prazo máximo de verificação, após a conclusão dos serviços realizados de reparo é de 24 horas, podendo ser prorrogado em casos de força maior. A programação escalonada visa evitar o congestionamento do trabalho, já que Curitiba tem uma frota de cerca de 3 mil táxis.

Voltar ao topo